O temporal que atingiu o Estado nesta quinta-feira (21) também deixou estragos na Região Norte. Em Passo Fundo, a velocidade do vento foi de quase 70 km/h, segundo o Inmet. Uma árvore caiu sobre o telhado de uma escola de Educação Infantil e as aulas foram suspensas para cerca de 200 alunos.
Era por volta das 6h quando a chuva e fortes ventos atingiram a cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior rajada de vento registrada em Passo Fundo foi de 68.4 km/h. Já o volume de chuva foi pequeno, 13.6mm, segundo o Cemaden.
Segundo a Defesa Civil municipal, o maior número de registros é de galhos e árvores caídos.
— Registramos até o momento o maior impacto na região do bairro José Alexandre Zachia, onde quatro casas foram destelhadas, e estamos agora atendendo estas famílias. Tivemos a interrupção temporária de trânsito somente na avenida Presidente Vargas, que já está liberada. Estamos monitorando a situação e solicitamos que a comunidade nos informe caso tenha alguma ocorrência — disse o coordenador Fernando Carlos Bicca.
No bairro Edmundo Trein uma árvore de grande porte caiu e atingiu o telhado da Escola Municipal de Educação Infantil Santa Luzia. Uma caixa d'água também foi atingida.
Uma sala de aula ficou alagada e as aulas foram suspensas para as 194 crianças de 6 meses até 6 anos. Segundo a diretora da escola, Renata Schleder Lencina, os pais foram avisados da suspensão pelo Whatsapp e os pais que chegavam para deixar os filhos também foram orientados.
Na rua da Pedreira, no bairro São Luiz Gonzaga, uma casa e um galpão foram atingidos pela queda de uma árvore. Ninguém ficou ferido. O dono da casa atingida, Antônio Pinto 55 anos conta que estava dormindo quando ouviu o estrondo e acordou assustado.
— Foi um susto grande. Pensei que tivesse acontecido o pior. Felizmente a queda foi amortecida pelo tronco e galhos de uma outra árvore, do contrário o estrago teria sido imensurável — detalha.
Segundo o coordenador da secretaria de Transportes e Serviços Gerais, Eduardo Matze, o risco no local está controlado.
— Ainda hoje serão liberados os galhos que estão sobre a rede elétrica e posteriormente a retirada por completo da árvore, que está sobre os dois terrenos, quando estiver mais seco.
O Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos cinco chamados de queda de árvores. Na Avenida Brasil, a principal da cidade, semáforos em amarelo causaram congestionamento e transtorno para os motoristas.
O município possui dois locais para abrigar as pessoas atingidas. Caso haja a necessidade de acionar a Defesa Civil, ligar para (54) 3311-1195 ou Bombeiros no 193.
Principais danos
Queda de árvore na Avenida Presidente Vargas já retirada pela Secretaria de Transportes e Serviços Gerais
Poste caído ao lado do Novo Estádio Delmar Sitone, bairro Nonoai
Galhos caídos no interior da Praça Capitão Jovino, na Vila Rodrigues
Árvores caídas no Bairro Santa Marta
Árvore caída na EMEI Santa Luzia. Aulas suspensas. Secretaria Municipal de Educação está atendendo
Árvore caída na Rua Gelson Ribeiro, bairro Primeiro Centenário
Árvore caída na Rua da Pedreira, bairro São Luiz Gonzaga
Árvore na rua Partenon, bairro São Luiz Gonzaga
Quatro casas destelhadas no Bairro Zachia, equipe da Defesa Civil está em atendimento com distribuição de lonas.
Estragos em Espumoso
Em Espumoso, a chuva e o vento começaram por volta das 5h da manhã. Conforme a Secretaria de Obras do município, as as rajadas mais fortes duraram em torno de 10 minutos.
Há registro de 20 árvores caídas. Uma delas atingiu duas residências no Bairro União. Até o momento, 15 casas e uma escola foram destelhadas e mais de 200 metros de lona foram distribuídos.
Duas famílias tiveram que sair de casa por conta da chuva e foram direcionadas para casas de parentes. Não há registros de feridos.