Passo-fundenses fizeram fila na manhã deste sábado (30) para garantir a compra de chocolates para a Páscoa. Mesmo com maior parte das gondolas já vazias, era grande o número de consumidores aguardando para acessar as lojas de doces e o shopping.
A procura tem aumentado desde a última semana, conforme a gerente de uma loja de doces do Centro, Marialda Antunes. A diferença deste ano, segundo ela, é a objetividade dos clientes. Muitos já chegam sabendo exatamente qual produto comprarão, e se adiantaram para não ficar sem o produto de desejo.
— Desde semana passada temos fila na loja durante o dia inteiro. O que sentimos é que, no ano passado, muitos deixaram para última hora, e quando chegavam os produtos que queriam já estavam esgotados. Neste ano, o pessoal veio antes, já sabendo o que queria, e garantiu — aponta Marialda.
A perspectiva da gerente vai ao encontro do que previa um levantamento realizado pela CDL Passo Fundo: a maior parte das compras de Páscoa deveria se concentrar entre os dias 24 e 30 de março. Entre os motivos, a CDL havia apontado a espera por descontos maiores na última semana.
Entre quem preferiu deixar para fazer as compras de último momento estava a cabeleireira Liliane Sander. Aguardando na fila, ela conta que veio apenas no sábado para que o neto não encontrasse o ovo na casa dela, e acabasse por desmascarar o coelhinho da Páscoa:
— Eu vim comprar o presente do meu neto, eu e ele moramos no mesmo terreno, então ele passa muito tempo na minha casa. Se eu comprasse antes, teria que esconder, ou colocar na geladeira para não derreter, e ele poderia acabar encontrando o presente. Então vim hoje, pra facilitar, e assim mantenho a tradição.
Já a empreendedora Ivanete Kersting não teve escolha, como trabalha durante a semana em horário comercial, teve que deixar a compra para a véspera:
— Eu trabalho durante a semana, então sempre preciso fazer dessa forma. Vim comprar lembranças para os meus filhos e para meus pais, que vieram me visitar.