A Campanha da Fraternidade de 2024 foi lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta quarta-feira (14). Neste ano, o tema da campanha é "Fraternidade e Amizade Social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs". As campanhas completam, neste ano, 60 anos.
Em Passo Fundo, o lançamento aconteceu na Cúria Arquidiocesana com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Rodolfo Luís Weber e do coordenador do Centro de Pastoral, padre Ari Antonio dos Reis.
De acordo com Dom Rodolfo, a escolha do tema foi feita com o objetivo de mostrar à sociedade a importância de valores comunitários para ajudar ao próximo, além de ser embasado nos ensinamentos do Papa Francisco.
— As pessoas não tomam atitudes somente baseadas em direitos e deveres. É o cuidado com o outro que motiva os atos solidários, e é isso que significa a amizade social, trazida pela campanha deste ano — pontua.
Apoio a entidades de Passo Fundo
Anualmente, a campanha destina valores para entidades sem fins lucrativos do município. No dia da Coleta Nacional da Solidariedade, que neste ano será em 24 de março, são levantados recursos que ficarão 60% na paróquia e 40% irão para os projetos. Nesta edição, os valores vão até cinco salários mínimos. Os recursos são fruto de doações dos fiéis.
Em 2023, cinco organizações foram beneficiadas: Escola da Juventude, aldeia kaingang Nãn Ga, Fermento na Massa, Feira da Agricultura Familiar de São Domingos do Sul e o projeto "Vamos sonhar juntos para um futuro melhor", de Guaporé.
— Nós vamos lançar um edital para quem deseja receber esse auxílio e nossas comissões vão avaliar. O investimento é em ações sociais, ao longo dos anos já ajudamos cerca de 270 projetos — acrescenta o arcebispo.