A pouco mais de um mês para a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil, volta a discussão sobre a logística do evento. Neste ano, a expectativa é que a feira supere os mais de 260 mil visitantes de 2023, o que traz preocupação sobre o acesso ao parque que movimentará o município de Não-Me-Toque, no norte gaúcho, de 4 a 8 de março.
Na edição passada, foram registrados congestionamentos nas vias que levam à feira, em especial na RS-142, que liga Carazinho a Não-Me-Toque. Em alguns casos, visitantes esperaram por quase duas horas para acessar o local do evento.
Ao chegar, começava a busca por uma entre as 9 mil vagas de estacionamento. O terceiro dia da feira de 2023 registrou recorde de público, com mais de 90 mil pessoas. Naquele dia, os estacionamentos precisaram ser fechados em razão da falta de espaço.
Para este ano, quando companhias aéreas acrescentaram linhas extras para Passo Fundo durante a feira, a Cotrijal, realizadora do evento, adicionou 2 mil vagas para carros e motos e contratou uma empresa especializada em gestão de estacionamento, disse o presidente da feira, Nei César Mânica.
— O espaço está sendo preparado na lateral do parque, à direita da RS-142, para quem faz o trajeto no sentido Victor Graeff a Não-Me-Toque. Assim, o total de vagas de estacionamento passa a ser de mais de 11 mil veículos. Também contratamos uma empresa especializada em gestão de estacionamento, que realiza grandes eventos pelo Brasil. Portanto teremos mudanças no fluxo de veículos para que reduzir os engarrafamentos — afirmou.
Manutenção nas estradas
Além disso, ao longo de fevereiro o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) realizará trabalhos de manutenção nas rodovias RS-142 (entre Carazinho e Não-Me-Toque) e RS-332 (entre Não-Me-Toque e Tapera). Segundo a Secretaria Estadual de Logística e Transporte, a expectativa é começar os serviços de pavimentação na RS-451, entre Não-Me-Toque e Colorado, ainda em 2024.
— Haverá manutenção também na RS-402, entre Colorado e o entroncamento com a RS-223. É importante ressaltar que o governo do Estado está investindo na região por meio do Plano de Investimentos em Rodovias. São R$ 115,9 milhões em oito obras de ligações regionais, 37 conservações e recuperações e 16 acessos municipais — afirmou a secretaria em nota.
Com área de 130 hectares, o parque da Expodireto comporta 591 expositores. Neste ano, a expectativa é alcançar os R$ 7 bilhões em negócios fechados no ano passado, quando a marca superou em 43% o montante de 2022. Para isso, a facilitar a logística pode ser uma forma de atrair mais visitantes.
— Nós estamos fazendo o possível para facilitar o fluxo, embora a gente saiba que vem um número muito expressivo de visitantes. Por isso, nosso objetivo neste momento é aprimorar a experiência das pessoas e evitar ao máximo os transtornos para que todos possam ter um bom momento na Expodireto Cotrijal — pontuou Mânica.