O setor de achados e perdidos do transporte coletivo de Passo Fundo reúne desde os itens mais comuns até os mais inusitados. São cerca de 20 objetos encontrados semanalmente nos ônibus dentre as 780 mil viagens realizadas mensalmente.
Os itens são levados às sedes das empresas Codepas e Coleurb. Na Coleurb, os itens ficam disponíveis por 30 dias para a recuperação dos donos (saiba como recuperar os objetos perdidos abaixo). Na Codepas, o prazo é indeterminado.
Entre os objetos esquecidos com maior frequência estão chaves, documentos, guarda-chuvas e celulares, mas até panelas e um teclado de computador já foram deixados para trás nos bancos dos coletivos. Também não é incomum encontrar roupas, calçados e alimentos entre os objetos perdidos.
Por ser um item de maior valor, celulares costumam ser os mais buscados pelos passageiros "esquecidos". Neste fim de ano, duas pessoas conseguiram recuperar os aparelhos nos achados e perdidos de uma das empresas.
— Foi a primeira vez que perdi algo importante, antes tinha sido só um guarda-chuva. Dei falta quando cheguei no meu trabalho, mas pensei que alguém já teria pegado. Fiz contato com a empresa e informei como era o celular, aí busquei no mesmo dia — conta Taís Odorizzi, 16 anos, que esqueceu o celular na linha Hípica/Planaltina.
Outro susto foi da Elisângela Ferreira dos Santos com a filha Vitória. A jovem de 17 anos embarca no ônibus diariamente, no bairro Santa Marta, e esqueceu o celular na última quarta-feira (20).
— Minha filha ficou muito nervosa porque lá tinha todos os contatos dela e informações da formatura, do grêmio estudantil da escola. Ficou com medo de perder tudo. No fim, deu tudo certo, foi bom contar com pessoas honestas — conta Elisângela, que buscou o aparelho da jovem na manhã de quinta-feira (21).
Na Coleurb, tudo o que é recolhido permanece na sede por 30 dias. Caso o proprietário não apareça para a recuperação, depois desse período os objetos que podem ser doados são destinados a instituições solidárias da cidade. Já os eletrônicos são encaminhados para o descarte correto.
— Guarda-chuva tem muita perda e pouca retirada. Já os celulares, quando alguém vem buscar, nós conferimos as descrições do objeto e solicitamos o documento da pessoa — pontua a analista de comunicação da empresa, Daniela Teixeira.
Como recuperar objetos perdidos no transporte público de Passo Fundo
- Se surgiu a dúvida de que o objeto pode ter sido perdido nos ônibus, o primeiro passo é entrar em contato com a Coleurb, no telefone (54) 3311-1322 ou com a Codepas, no (54) 3045-1968.
- Descreva o objeto e, ao confirmar que foi encontrado, combine um horário para a retirada.
- Os itens são guardados por até 30 dias na sede da Coleurb e por tempo indeterminado na Codepas.
- A orientação aos passageiros é que, ao encontrar um objeto perdido, entreguem ao cobrador ou motorista da linha, que posteriormente repassa ao setor responsável.