Os segundos em que passou dentro de uma tubulação no bairro Santo Antônio, em Cruz Alta, deixaram marcas físicas e emocionais em Raphael Levi dos Santos Rocha, de sete anos. Na segunda-feira (18), ele brincava com um amigo na chuva quando a força da água o levou para dentro de um bueiro.
Ele foi arrastado por duas quadras até que conseguiu sair do encanamento, a 200 metros de distância de onde estava. Em entrevista, o menino ferido relatou que o susto já passou e que agora é o momento de se recuperar dos ferimentos. Ele precisou de 25 pontos, sendo a maioria no supercílio.
— Muita água, não tinha muito espaço, e eu não conseguia muito me mexer. Tentava erguer minha cabeça, mas não dava — relatou a criança.
O pai de Raphael, Paulo Renato Rocha da Silva, 44 anos, conta que um amigo do filho correu até ele para pedir ajuda. Quando chegou ao local, em meio ao desespero, viu a criança sair de outro bueiro, na quadra abaixo, todo machucado.
Ainda segundo Paulo Renato, o filho teve sorte de ser levado para um local com saída, uma vez que a tubulação tem um entroncamento que leva para baixo de um condomínio, o que dificultaria a saída para a rua.
—Ele cruzou literalmente por toda a tubulação até chegar lá embaixo. A gente não imaginou que íamos encontrar ele novamente. No último bueiro, no fim da rua, onde tem um 'T', ele deu a sorte de sair para cima, porque ele poderia ter saído para o lado, daí não conseguiríamos mais encontrar ele — relata, aliviado.
O que diz a prefeitura de Cruz Alta
Em nota, a prefeitura de Cruz Alta se solidarizou com a família e disse que a Secretaria de Obras trabalha para que sejam executadas as manutenções preventivas no bueiro aberto. Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Cruz Alta se solidariza com a família do menino Raphael Levi pelo acidente ocorrido. A Secretaria de Obras trabalha para que sejam executadas o mais rápido possível, as obras e manutenções preventivas dos bueiros que têm sido comprometidos com as fortes chuvas. Reforçamos nosso compromisso com a segurança da população e estamos empenhados em trabalhar para criar um ambiente mais seguro e protegido para nossas crianças e para toda a comunidade”.
A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 52,8 milímetros de chuva na segunda-feira, pouco mais de 29% da média histórica esperada para todo o mês de dezembro em Cruz Alta.