Três entidades de Passo Fundo foram contempladas nesta quarta-feira (20) com a entrega das doações da campanha Natal do Bem, realizada pelo Grupo RBS em parceria com o Lions Clube. Neste ano, foram arrecadados 330kg de alimentos e outras 300 unidades de óleo, leite, bolachas e demais donativos.
As entregas foram realizadas no Centro Assistêncial à Criança com Câncer (Cacc), Lar da Vovó e Fazenda da Esperança, divididas conforme a necessidade das entidades.
— Já tivemos anos com arrecadações maiores, acreditamos que neste ano o foco se deu em ajudar as vítimas das enchentes, onde o pessoal doou muito para o Banco de Alimentos. Mas não deixou de ser uma arrecadação boa, que conseguimos distribuir bem entre as instituições — aponta a representante do Banco de Alimentos em Passo Fundo, Vera Lúcia Franchini.
Para quem recebe, as doações ajudam a reforçar o estoque de alimentos para preparação das refeições oferecidas diariamente nas entidades.
No caso do Cacc, apenas no mês de novembro, foram servidas 800 alimentações. Atualmente com 83 crianças ativas em tratamento de câncer, as doações da campanha garantirão o funcionamento da instituição.
— Toda ajuda é muito bem-vinda. Porque se não tivermos a doação, teremos que comprar, que é o que fazemos com as carnes e perecíeis, e aí precisamos tirar o valor desta demanda. Então pra gente é essencial, ficamos sempre muito felizes e de braços abertos — disse a presidente do Cacc, Neli Formighieri.
Os alimentos e donativos também contemplarão as rotinas do Lar da Vovó e da Fazenda da Esperança. No Lar, instituição de longa permanência para idosos, são servidas seis alimentações por dia para 28 assistidas, além de apoio e cuidado de uma equipe multidisciplinar.
Já a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica, que reabilita mulheres com dependência em álcool ou drogas. Com propósito de resgatar a dignidade das assistidas, o local se baseia na fé para recuperá-las física e emocionalmente.