A segunda etapa do mutirão de retirada dos fios soltos dos postes de energia elétrica acontece nesta quinta-feira (30), em Passo Fundo. A ação começou por volta das 8h e deve se estender até o fim da tarde. O trabalho se concentra na Rua Coronel Pelegrini, entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Parobé.
Aproximadamente 30 colaboradores de empresas de telecomunicações da cidade, prefeitura e RGE atuam na identificação e remoção de cabos inativos, como explica o engenheiro Edson de Araújo, que acompanha a ação.
— O objetivo é a limpeza do poste e a redução da poluição visual. O trabalho de hoje é menos complexo do realizado na primeira edição do mutirão, na Rua Teixeira Soares, quando as equipes tiveram dificuldades na identificação dos cabos e não puderam fazer a retirada de muitos fios a fim de não prejudicar outros serviços caso eventualmente cortassem um cabo ativo. Aqui, a comunidade conseguirá perceber uma redução da poluição visual efetiva — afirmou.
Segundo o promotor do Ministério Público, Paulo Cirne, que encabeçou uma reunião entre empresas e órgãos públicos para dar início ao mutirão, o objetivo da ação também é prevenir acidentes. Só em 2023, dois motociclistas morreram após se enroscarem em cabos soltos. O primeiro caso foi em junho, na Avenida Presidente Vargas, e o último no fim de outubro, no bairro Dona Júlia.
— Além da limpeza e cuidado, a intenção também é evitar fatalidades, tais quais as que nós tivemos, bem como buscar uma melhoria na qualidade de sinal de internet, serviço muito importante nos dias de hoje não somente para lazer, mas principalmente para a questão do trabalho — disse.
Além dos mutirões, as equipes atuam em situações emergenciais, que são identificadas pela comunidade ou pelas próprias empresas, ressaltou o promotor.
Conforme Araújo, não haverá interrupção de serviços como internet e luz. O trânsito flui normalmente na região. O próximo mutirão deve ocorrer em janeiro. A data, porém, ainda não foi definida.