Ocorre na sexta-feira (1º) a 8° edição do leilão beneficente do Hospital Cristo Redentor de Marau. O evento acontece no pavilhão do Sindicato Rural, a partir das 18h30min.
Neste ano, a entidade vai leiloar 84 prendas, o maior número arrecadado por meio de doações da comunidade desde a primeira edição do evento. Entre os prêmios estão bovinos, ovinos, suínos, camisetas da dupla Grenal, objetos de decoração e outros itens.
O objetivo do leilão é captar recursos para ampliar a área física do hospital, que atende a cidade de 45 mil habitantes e outros municípios da região. A organização é comunitária e filantrópica.
— A ideia surgiu há nove anos a partir de algo que é tradicional no interior de São Paulo e resolvemos implementar aqui. Desde então, vem dando muito certo. A ideia é superar o valor que foi arrecadado no ano passado, mas sabemos também que está sendo um ano difícil, principalmente para nosso público-alvo, que é o agronegócio, e isso pode afetar os lances — disse o diretor da organização, Marcelo Borghetti.
Segundo Borghetti, o valor arrecadado será utilizado para continuar a obra do novo edifício do hospital. Em seguida, devem ampliar leitos, viabilizar a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e novas áreas de diagnósticos.
— Com os R$ 200 mil da edição anterior, conseguimos realizar a concretagem de quatro lajes do novo edifício. É algo que não é fácil, mas a gente vai devagar, captando recursos e aplicando nas melhorias. Vale salientar que fazemos uma prestação de contas durante o evento, a fim de esclarecer para a comunidade onde o dinheiro está sendo investido — ressaltou Borghetti.
Grenal das Ovelhas
O diretor acrescenta que um dos momentos mais aguardados do evento é o Grenal das Ovelhas, onde colorados e gremistas se reúnem e tentam arrematar um animal em uma disputa tão acirrada tal qual dentro de campo. O perdedor leva uma ovelha menor. Nos últimas duas edições, o Grenal acabou empatado. Em 2022, foram arrecadados mais de R$ 50 mil na atividade.
O evento é gratuito será transmitido online, de modo que tanto o público presente quanto internautas podem contribuir com doações espontâneas via Pix. Segundo a direção do hospital, são esperadas mais de 400 pessoas.
O Hospital Cristo Redentor é o único hospital que atende pelo SUS de Marau. Mensalmente, são realizados cerca de 10 mil atendimentos pela casa de saúde, que conta com 100 leitos. Ademais, a instituição é referência em obstetrícia para 10 cidades, bem como em serviços ambulatoriais e eletivos para 28 municípios.