Um meteoro foi flagrado no céu de Augusto Pestana, na região das Missões, noroeste gaúcho, na madrugada desta segunda-feira (30). A estação de monitoramento de meteoros no campus de Santo Ângelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) registrou o fenômeno por volta de 1h20min.
Ao entrar na atmosfera com velocidade de 57 mil quilômetros por hora, o corpo celeste iniciou sua queima a uma altitude de 88km sobre a cidade e percorreu uma distância de 50km em apenas três segundos, finalizando a queima a uma altitude de 63km, sobre o município de Tupanciretã.
Em análise preliminar da equipe da estação, a rocha seria parte da chuva de meteoros Andromedídeos e, aparentemente, não gerou meteoritos, o que significa que houve a total desintegração do objeto.
— Como a estação de Santo Ângelo ainda é nova, este é o registro mais bonito que temos até o momento. Em uma noite limpa, geralmente registramos algumas dezenas de pequenos meteoros, mas esses mais longos e mais brilhantes são mais raros — disse Fabrício Côlvero, um dos coordenadores do programa.
A estação pertence ao projeto de extensão Bate-Papo Astronômico e Clube de Astronomia IFFar Campus Santo Ângelo. A estação é integrante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).