Apaixonados ou simplesmente interessados pela história local podem ajudar em uma tarefa essencial para entender o passado de Passo Fundo e região: catalogar os milhares de registros do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). A entidade sem fins lucrativos conta com o voluntariado de acadêmicos e pessoas da comunidade para identificar os materiais do acervo.
Uma das demandas mais extensas, bem como uma das mais interessantes, é a da identificação de fotografias. De acordo com o presidente do instituto, Djiovan Carvalho, atualmente são 115 caixas com centenas de fotos históricas da cidade —a maioria sem reconhecimento.
— Às vezes sabemos o evento da foto, mas não sabemos quem são as pessoas nele. Ou reconhecemos as autoridades que aparecem, mas não conseguimos identificar o contexto do fato. Então estamos abertos para o trabalho de pessoas interessadas, precisamos muito do auxílio da comunidade nessa questão — disse o historiador.
Trabalho desenvolvido
Juntamente às fotos estão os jornais impressos, o carro-chefe do acervo do IHPF. Com uma coleção de quase cinco mil exemplares, entre diferentes títulos brasileiros e alguns estrangeiros, o trabalho de voluntariado envolve o acondicionamento e identificação destes itens.
O exemplar mais antigo é um jornal português de 1754, além de dois mil exemplares que compõe a época de 1820 até 1850, quando a circulação dos veículos tornou-se mais significativa no país. Foi em meio a essas páginas que a voluntária e acadêmica do curso de jornalismo Hana Backes, 21 anos, se interessou ainda mais por história.
— Eu sempre fui muito interessada, mas uma disciplina do curso despertou ainda mais minha curiosidade, quando tivemos contato com jornais antigos. Aquilo gerou muito interesse e eu vi no voluntariado a oportunidade de ajudar o instituto e de estar em meio a algo que aprendi a amar muito — conta a jovem.
Como ser voluntário
Quem tiver interesse em se voluntariar, basta entrar em contato com o IHPF pelo WhatsApp (54) 99202-6854. O voluntário pode trabalhar pelo tempo que desejar.