Uma tempestade de granizo atingiu a localidade de Campinas, no interior de Lagoa Vermelha, no norte do RS, nesta quarta-feira (11). A chuva aconteceu durante a manhã, por volta das 10h30min, mas não chegou a causar estragos.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Admilson Ferreira da Silva, o granizo atingiu apenas a localidade, que fica na divisa com Capão Bonito do Sul.
— Não tivemos registro de danos a residências, nem chamados nos bombeiros. Foram pedras do tamanho de ovos de codorna, mas não foi tão volumosas, então não nos acionaram por dano ao patrimônio ou agricultura. Ficamos tranquilos quanto a isso — disse o coordenador.
Rudimar Fortuna, que vive na zona rural e trabalha na cidade, ficou surpreso com o granizo e registrou o momento em vídeo no sítio onde mora. Segundo ele, a estrutura de brasilit da propriedade teve alguns furos, mas sem danos graves.
Conforme a Defesa Civil, o acumulado de chuva em Lagoa Vermelha fica entre 40 e 50 milímetros nesta quarta-feira, com previsão de chuva contínua ao longo do dia.
— Tem bastante água nas estradas, mas por enquanto sem danos. Temos estoque de lonas e temos nosso plano de contingência, que dependendo do tempo, a gente aciona. Nos últimos anos, intensificamos as ações e a população está mais consciente do que fazer nesses casos — acrescenta Admilson.