Foi retomada nesta quarta-feira (11) a travessia de balsa para a Argentina em Porto Xavier. O serviço estava suspenso desde sexta-feira (6) em função da elevação do nível do Rio Uruguai, que chegou a 10m20cm na região.
Conforme a secretaria municipal de Desenvolvimento e Turismo, a fila de caminhões no lado brasileiro chegava a 50 veículos, enquanto do lado argentino, eram cerca de cem caminhões.
De acordo com a pasta, no momento o nível do rio é de 6m30cm.
Já em Porto Mauá, a travessia de balsa segue suspensa desde a última quinta-feira (5), quando a medição do Rio Uruguai no local ultrapassou oito metros — limite máximo para manter o serviço com segurança. O trajeto liga a cidade gaúcha a Alba Posse, na Argentina.
Apesar da passagem interrompida, a Defesa Civil do município informa que o rio está em baixa e registra 8m20cm de profundidade na manhã desta quarta-feira, bem abaixo da medição de segunda-feira (9), quando superava os 13 metros. Mesmo assim, não há previsão de retomada do serviço.
Ainda conforme a Defesa Civil, a previsão em Porto Mauá é de chuva de 80 a 100 milímetros nesta quarta, com possibilidade de granizo, o que mantém as operações em alerta.