O Parque de Rodeios de Passo Fundo passou a se chamar Parque de Rodeios da Roselândia Vitor Mateus Teixeira (Teixeirinha), nesta quarta-feira (18). A homenagem ao artista veio através de projeto que tramitou na Câmara de Vereadores e foi sancionado pelo prefeito Pedro Almeida no dia 6.
A proposta veio dos vereadores Leandro Rosso (Republicanos) e Luiz Cláudio Rufa Soldá (Progressistas). Antes de protocolar a sugestão, Rosso se reuniu com familiares do cantor em Porto Alegre (RS), para apresentar o projeto.
— A ideia surgiu a partir de um parque que existe em Rolante, cidade natal dele, que leva o nome do Teixeirinha. A partir disso montamos o projeto, nos reunimos com os familiares dele e apresentamos junto de uma proposta de remodelação do parque. O objetivo futuro é fomentar o empreendedorismo dentro do parque com a imagem de Teixeirinha — disse Rosso.
Uma reunião com o Conselho Municipal de Turismo está marcada para quinta-feira (19), para apresentar a proposta de remodelação do parque. Ainda conforme o vereador, um projeto prevê a inclusão do nome de Teixeirinha no novo pórtico do parque, além da instalação de placas com músicas relacionadas a Passo Fundo no trajeto de acesso ao local.
Outra ideia é abrir um concurso para a criação de uma estátua do cantor, que deverá ser instalada no Parque de Rodeios.
Por que Teixeirinha?
Na justificativa, a lei cita o artista como um dos maiores expoentes da música gaúcha, sendo recordista em vendas de discos no Brasil. Natural de Rolante (RS), Teixeirinha morreu aos 58 anos, em março de 1985, na capital gaúcha.
Em 1957, aos 30 anos, mudou-se para Soledade e, em seguida, para Passo Fundo, onde viveu parte da vida ao lado da esposa Zoraida Lima Teixeira.
Na cidade, o casal comprou uma barraca de "Tiro ao Alvo" e, à noite, Teixeirinha se apresentava na Rádio Municipal de Passo Fundo com músicas e versos de improviso.
A partir de 1959, passou a lançar discos e filmes que ficaram populares no Brasil. Como homenagem ao município, Teixeirinha compôs sucessos como "Gaúcho de Passo Fundo", "Passo Fundo do Coração" e "Saudades de Passo Fundo".