A cheia causada pela chuva no norte do RS, no fim de semana, forçou a interdição da ponte sobre o Rio Passo Fundo na RS-480, entre Erval Grande e Nonoai, próximo à divisa com Santa Catarina.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) de Nonoai, a água chegou à cabeceira da estrutura e, para evitar riscos aos motoristas, o caminho está trancado. A medida deve valer até a redução do nível da água.
É possível atravessar o Rio Passo Fundo por uma ponte secundária, construída pela empresa Foz do Chapecó e mais alta, a 2,5 km da interditada.
A ponte sobre o Rio Passo Fundo ficou fechada por oito anos depois de ter a estrutura comprometida por causa de uma enchente, em 2014. O espaço foi recuperado e reaberto em agosto do ano passado.
Esse é o único trecho rodoviário com bloqueio em função das chuvas no norte do RS, até o momento. Veja quais são as vias interrompidas no Estado neste link.
Cheia no Rio Uruguai
Além do Rio Passo Fundo, o Rio Uruguai também registrou aumento do nível da água em diversas partes do Estado. Em Iraí, pelo menos 250 pessoas ficaram desalojadas depois que o rio transbordou e inundou a cidade. O município encaminhou os documentos para decretar situação de emergência na tarde deste domingo (8).
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do Rio Uruguai chegou a 13 metros acima da média na medição das 17h. O maior volume foi registrado às 9h45, com 13,64 metros. De lá para cá, as medições mostram, a cada atualização, redução no nível da água.
Desde as 15h de sexta-feira (6), choveu 81,2 milímetros em Iraí, segundo o CPRM. O volume equivale a 38% da média esperada para o mês, de 214 milímetros.
Há alerta para cota de inundação na bacia do Rio Uruguai em Itapiranga, Porto Mauá e São Borja. Em Uruguaiana, Itaqui e Alto Uruguai, o nível da água atingiu cota de atenção — ou seja, estão a 5 metros acima do nível esperado.