A Semana da Pátria começou em Passo Fundo nesta sexta-feira (1) com o acendimento do fogo simbólico, por volta das 9h30min. A solenidade marcou o início das comemorações à Independência do Brasil, que seguem até quinta-feira (7).
A celebração dos 101 anos de Independência conta com temas diferentes em âmbito nacional, estadual e municipal. O país, este ano, homenageia o centenário do falecimento de Rui Barbosa, enquanto o Rio Grande do Sul celebra o centenário da Revolução de 1923. Em Passo Fundo, o tema é "Cidade Educadora".
O comandante do CRPO Planalto, tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, que conduziu o Fogo Simbólico até o Altar da Pátria, em frente ao Parque da Gare, reiterou a importância em manter a tradição de celebrar a Independência do Brasil.
— As sociedades, de maneira geral, vivem de suas tradições e culturas e o patriotismo é uma marca de praticamente todas as nações. O Brasil não podia ser diferente, uma vez que teve que conquistar sua Independência — afirmou.
Como vai ser a Semana da Pátria em Passo Fundo
O presidente da Liga de Defesa Nacional em Passo Fundo, Gilmar Teixeira Lopes, destacou a programação da Semana da Pátria na cidade.
— Diariamente, estaremos aqui no Altar da Pátria, na Gare de Passo Fundo, às 9h, com o hasteamento das bandeiras. Com a guarda do Fogo Simbólico ao longo do dia por diversas entidades e o arriamento às 17h diariamente, com o grande encerramento no dia 7 de setembro — disse Lopes.
Para encerrar a Semana da Pátria, na quinta-feira (7) acontecerá o tradicional desfile, na Avenida Sete de Setembro. A celebração começa às 9h e terá a presença de estudantes das escolas do município e militares do Exército.
Às 17h, haverá a retirada de centelha do Fogo Simbólico, cerimônia de fusão com centelha da Chama Crioula, e encerramento oficial das atividades da Semana da Pátria.