O Batalhão Ambiental da Brigada Militar investiga um possível envenenamento a um apiário na localidade de Linha Atiaçu, em Sarandi, no norte do Estado. Trinta e duas colmeias foram contaminadas. O prejuízo é de cerca de uma tonelada de mel.
O apiário pertence ao presidente da União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (UCAPI). Conforme a associação, o proprietário só constatou o crime na última quarta-feira (2). No local, há 50 colmeias.
Um médico veterinário foi acionado e confirmou o uso do princípio ativo Fipronil nas colmeias. O inseticida é utilizado para tratamento de sementes em lavoura, mas para insetos é mortal.
Conforme o veterinário, a mortandade das abelhas por derivação está descartada, pois, segundo o profissional, não há residual ao redor do cordão vegetal do Fipronil. Além disso, destaca que há vestígios da aplicação do inseticida dentro das colmeias.
O Batalhão Ambiental da Brigada Militar irá realizar uma vistoria no local, onde há outras 20 colmeias. Também serão examinados, nesta quinta-feira (3), os demais apiários da linha de Atiaçu para verificar se outras colmeias também foram afetadas.