A cidade de Panambi, no noroeste do RS, acumulou 124,9 milímetros de chuva até às 12h desta quarta-feira (12), segundo o último levantamento da Defesa Civil. O valor corresponde a 77% da média de chuva prevista para todo o mês de julho, de 161 milímetros.
Em seis horas, o município registrou 85 milímetros de água, volume previsto para todo o dia. Por causa do volume, 10 famílias precisaram deixar suas casas depois do transbordamento do Rio Fiúza, na manhã desta quarta-feira (12).
A Coordenadoria de Trânsito de Panambi interrompeu o trânsito em algumas avenidas inundadas no centro da cidade. Não há registro de feridos.
— Estamos monitorando o rio, auxiliando as famílias e isolando áreas da cidade para que ninguém se exponha aos riscos. Além das famílias, os bombeiros também fizeram resgates dos animais domésticos que haviam ficado nas residências — relatou o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente Adair de Lima Rodrigues.
Segundo Rodrigues, a característica geográfica de Panambi, com relevos e partes baixas que ficam na altura do rio, favorecem inundações.
Cidade segue em alerta
A previsão da Defesa Civil é de que Panambi registre mais 14,2 milímetros de chuva à tarde e outros 5,1 mm durante a noite nesta quarta-feira.
Em caso de emergência, moradores podem contatar o plantão da Defesa Civil pelo número (55) 99122-0887, ou através do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, pelos contatos 193 e 190.