Uma nova morte por dengue foi registrada em Passo Fundo na terça-feira (6). A vítima é um homem de 77 anos, com comorbidades. Ele morreu no dia 29 de maio, mas a confirmação da doença como causa da morte só pôde ser divulgada após resultado de exame do Laboratório Central de Saúde Pública do RS (Lacem).
Este é o segundo óbito registrado por dengue no município. O primeiro foi uma criança de 10 anos, que morreu no dia 22 de abril. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, o controle de prevenção segue, com ações intensificadas dos agentes de endemia nas residências, mas o cuidado deve partir principalmente da população:
— As pessoas precisam continuar com os cuidados básicos com água parada. Agora, o mosquito não está mais concentrado somente em alguns bairros, a infestação está mais espalhada pela cidade.
Casos diminuíram
Conforme Marisa, o número de ocorrências de dengue têm diminuído. O frio contribui para a baixa nos casos ativos, bem como as medidas de conscientização da população e duas aplicações do carro fumacê no Bairro Vila Luíza, que registrava a maior concentração de casos. A coordenadora informa que há perspectiva de uma terceira pulverização, mas ainda sem data definida.
Além do registro de duas mortes, o quadro epidemiológico em Passo Fundo aponta neste ano 2,2 mil notificações com 759 casos confirmados, além de 286 em investigação. De acordo com o painel, quatro pessoas estão internadas nos hospitais da cidade em razão da doença. Dessas, duas estão em UTI adulta. A cidade é considerada infestada pelo mosquito.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: