Nos dias 22 e 23 de junho, Passo Fundo vai receber a visita oficial do cônsul-geral da Itália de Porto Alegre, Valerio Caruso, e do vice-cônsul, Roberto Scolaro. Eles estarão no município para uma visita institucional e Scolaro fará a coleta das impressões digitais para emissão de 150 passaportes para cidadãos italianos da circunscrição da Agência Consular da Itália de Passo Fundo.
É a primeira vez que a emissão dos passaportes italianos acontece diretamente na cidade, sem que seja preciso o deslocamento até a capital. Atualmente, o Consulado Geral de Porto Alegre é referência entre os consulados brasileiros, ficando atrás apenas do consulado de São Paulo em número de passaportes, com mil emissões por mês.
De acordo com a agente consular honorária da Itália no município, Maristela Pretto Siviero, em Passo Fundo são três mil cidadãos que possuem cidadania italiana, e na região Norte, cinco mil:
— A demanda no município é grande, por isso estaremos fazendo esses 150 passaportes nos próximos dias. O vice-cônsul estará dedicado a este trabalho e o cônsul vem com o objetivo de aproximar a Itália e o Brasil, culturalmente e comercialmente.
O Rio Grande do Sul possui cerca de 80 mil cidadãos italianos, que necessitam de seus passaportes para viagens de trabalho, estudo e turismo. Além do incentivo cultural, o Consulado de Porto Alegre, juntamente com a Embaixada da Itália em Brasília, busca aproximar empresas italianas e gaúchas para desenvolver parcerias e transferência de tecnologias.
Durante a estada em Passo Fundo, o cônsul-geral visitará instituições e terá um jantar com empresários, autoridades locais e representantes de entidades relacionadas à cultura e língua italiana.
A Agência Consular Italiana no município fica localizada na Rua Morom, 1858, terceiro andar, bairro Centro.