Os supermercados de Passo Fundo estarão de portas abertas nesta Sexta-feira Santa (7) e fechadas no domingo de Páscoa (9). A decisão foi tomada em assembleias realizadas nas últimas semanas pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Passo Fundo e Região com os trabalhadores dos estabelecimentos da cidade.
Desde 2018, os supermercados fechavam na Sexta-feira Santa e abriam no domingo de Páscoa. De acordo com o diretor do sindicato, Tarciel da Silva, a categoria optou por trabalhar durante a semana para ter folga no domingo de Páscoa, após cinco anos.
— O domingo de Páscoa representa muito para os católicos e a comunidade em geral. É momento de renovação, que se tem muito sentimento, envolve almoço com a família, chocolates e presentes. Então, se levantou como uma das datas mais importantes — afirma.
Um dos pontos abordados pelos trabalhadores é a oportunidade de passar um domingo em família, sobretudo em casos que mais de uma pessoa trabalha no comércio.
— Eles falam que dia de semana é dia de semana. O domingo que é especial para reunir a família. São poucos domingos no ano em que essas famílias podem se reunir completamente — completa Silva.
Segundo o sindicato, cada supermercado seguirá o seu horário próprio nesta sexta-feira. A promessa é de grande movimento em razão das compras de peixe para a Sexta-feira Santa e ovos de Páscoa para o domingo.
O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Passo Fundo (Sincogêneros) acatou a decisão. De acordo com o presidente do Sincogêneros, Celso Marcolan, os estabelecimentos devem respeitar a decisão da maioria dos trabalhadores:
— Domingo é dia de reunir a família, respeitando os funcionários com a decisão tomada pelo Sindicato dos Empregados.
Multa por descumprimento
Os supermercados que abrirem as portas no domingo estarão sujeitos a multa. De acordo com o sindicato, haverá fiscalização no domingo de Páscoa. A multa é de um piso da categoria por funcionário que estiver trabalhando. Atualmente, o piso é de R$ 1,6 mil.
Em caso de mercados familiares, os donos estarão isentos de multa, mas trabalhadores que atuarem de maneira freelancer ou que não estiver no nome da razão social da empresa, poderão ser multados.
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo