Desde janeiro, quando foi inaugurado o novo terminal do aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, os usuários convivem com a falta de vagas para estacionar. O novo estacionamento do local contempla 50 vagas, um número pequeno diante do fluxo maior de passageiros e aeronaves.
Segundo a Infraero, empresa que administra o terminal, o aeroporto também conta com outro estacionamento ao lado do antigo terminal, com 102 vagas. Contudo, o paradouro fica a cerca de 500m de distância do novo terminal. Para auxiliar nesse deslocamento é disponibilizado um transfer aos passageiros.
A alternativa que os usuários encontraram para suprir a lotação e a distância foi deixar o carro em uma área de mata, que fica localizada ao lado do novo terminal. Nesse local os carros são deixados sob a grama, às margens da rodovia e na calçada, causando transtorno aos usuários.
Para amenizar o cenário caótico, a prefeitura de Passo Fundo informou a Infraero, e ao Governo do Estado que está disposta a fazer as obras de melhoria desse ponto.
Conforme secretário de desenvolvimento econômico de Passo Fundo, Diorges Oliveira, ainda esta semana será encaminhado um documento de autorização para que os trabalhos iniciem.
— A ideia é fazer uma obra de caráter emergencial, provisório. Estamos com as máquinas à disposição para realizar uma terraplanagem, britamento e sinalização no local. Com base nos dados que foram repassados à prefeitura, o terreno tem capacidade para pelo menos 200 vagas. Mas precisamos que a Infraero, e o Governo do Estado autorizem — completa Oliveira.
Segundo o secretário, quando o novo espaço foi inaugurado, o Governo do Estado fez uma leitura de que as vagas existentes seriam suficientes. Mas com o fluxo acentuado de pessoas e aeronaves, a situação ficou problemática, porque os motoristas não estão usando o estacionamento antigo.
— O novo estacionamento foi construído para ser uma área de embarque e desembarque. Mas os usuários não respeitam isso, alguns deixam o carro passar dias aqui. E como muitos chegam em cima da hora para pegar os voos, não tem tempo hábil para deixar o carro no outro estacionamento, e se deslocar até o novo terminal, por isso deixam o veículo, naquele ponto, de qualquer jeito, para não correr o risco de perderem o voo, ou se atrasarem — relata o secretário, que afirma que as obras iniciam a partir da autorização das Infraero e do Estado.
As obras se mostram ainda mais necessárias porque a partir desta terça-feira está previsto o início das operações da Latam no Aeroporto Lauro Kortz. Atualmente as empresas Azul e Gol são as únicas que operam no terminal, com voos diários todos os dias da semana.
Os voos estão programados para às 12h30 saindo de Guarulhos e 14h50 decolando do Lauro Kortz.
A GZH Passo Fundo entrou em contato com a Infraero, mas até o fechamento desta publicação não obteve retorno.