Este domingo (3) será decisivo para a dupla Ga-Pas. A partir das 11h, Gaúcho e Passo Fundo se enfrentam na casa do Alviverde no jogo de volta das quartas de final da Copa FGF. O Periquito tem a vantagem por ter vencido a primeira partida.
No jogo de ida, o Gaúcho venceu por 1 a 0, no Estádio Vermelhão da Serra. Isso lhe dá uma pequena vantagem de poder jogar por um empate. Caso o Passo Fundo vença por um gol de diferença, a partida irá para os pênaltis. Se o Tricolor vencer por dois gols, ou mais, fica com a vaga.
Quem se classificar, enfrentará o São José na semifinal. Desta forma, o primeiro jogo ocorrerá em Passo Fundo e a volta em Porto Alegre.
Gaúcho e Passo Fundo terminaram a primeira fase com campanhas idênticas, ambos com 50% de aproveitamento. No entanto, viveram momentos muito diferentes.
Como as equipes chegaram até aqui
O Gaúcho se reformulou após a campanha ruim na Divisão de Acesso. O clube manteve o técnico Fabiano Daitx, mas o elenco passou por uma grande transformação para a Copinha.
Dentro de campo, as mudanças surtiram efeito e o time mostrou bom desempenho desde as primeiras rodadas. Os resultados apareceram e o Alviverde chegou a brigar pela liderança. Porém, patinou nas últimas sequências e terminou em quarto lugar.
Por outro lado, o Passo Fundo também passou por grandes mudanças. Depois de quase conseguir subir para a Série A do Gauchão, o elenco foi praticamente todo refeito para a Copa FGF com a grande maioria dos jogadores da base nas primeiras rodadas. O Tricolor começou a competição com o técnico Diego Moraes.
Porém, o desempenho muito abaixo do esperado, obrigou a diretoria a fazer mudanças. O clube contratou o técnico Márcio Nunes, que indicou a contratação de jogadores experientes para a competição. Assim, o time passou a reagir na reta final da primeira fase e terminou com a mesma pontuação do rival.
Tabu no clássico
Este será o quinto clássico Ga-Pas da temporada e o 26º da história. Nunca houve tantos clássicos no mesmo ano como em 2024.
Na Divisão de Acesso, os times se enfrentaram duas vezes e ambos foram vencidos pelo Passo Fundo. Pela Copa FGF, na primeira fase, houve empate em 0 a 0. No jogo de ida das quartas, o Gaúcho venceu.
O clássico Ga-Pas ainda tem um tabu a ser superado pelo Gaúcho. O Alviverde nunca venceu o Passo Fundo na sua própria Arena. Desde que foi inaugurada em 2016, foram realizados somente três clássicos no estádio do Periquito, todos vencidos pelo Tricolor.