Não deu! Não foi no ano do seu centenário que o Ypiranga comemorou o tão sonhado acesso à Série B do Brasileirão. O Canarinho precisava de uma vitória neste sábado (5) para conquistar a classificação, mas acabou superado pela Ferroviária por 4 a 2, na Fonte Luminosa, em Araraquara.
É a quarta vez que o time gaúcho bate na trave e não consegue a ascensão no cenário nacional. Em 2019, 2020 e 2021, o Ypiranga também chegou vivo na última rodada, mas acabou se despedindo da competição sem o objetivo principal.
Além da Ferroviária, o Athletic também conquistou o acesso à Série B nesta noite. No outro final de semana, Remo e Volta Redonda já haviam conquistado a classificação antecipada.
Do sonho ao pesadelo
O Ypiranga teve um início de jogo perfeito. O Canarinho iniciou a partida tocando a bola e, logo no primeiro minuto, teve um pênalti a seu favor, quando Mirandinha sofreu falta dentro da área. Zé Vitor assumiu a responsabilidade da cobrança e mandou no canto esquerdo do goleiro Saulo para abrir o placar e colocar o time gaúcho em vantagem.
Depois do gol, o jogo virou um pesadelo para o Ypiranga. A Ferroviária começou a criar diversas oportunidades. Aos 24, Carlão recebeu um cruzamento na área e cabeceou para obrigar o goleiro Allan a fazer a primeira defesa para o Ypiranga.
Os paulistas seguiram pressionando até encontrar o gol de empate. Aos 26, depois de uma bate e rebate na área, Ricardinho aproveitou a sobra e mandou uma pancada para o fundo da goleira: 1 a 1.
Aos 32, depois de duas boas defesas do goleiro Allan, os donos da casa viraram o marcador. Na cobrança de escanteio, Carlão subiu mais alto que a zaga adversária e cabeceou certeiro para fazer o segundo gol da Ferroviária, que foi para o intervalo com a vantagem.
Se no primeiro tempo o Ypiranga iniciou pressionando, na segunda etapa foi a Ferroviária. Logo aos 2 minutos o time da casa teve falta a seu favor. Cássio Gabriel cruzou pra área e obrigou o arqueiro Allan se esticar todo para evitar o terceiro gol.
Na jogada seguinte, quem salvou o Canarinho foi o VAR. Isso porque depois de um bate e rebate na pequena área, Victor Barreto finalizou para o fundo da rede. Na revisão, o juiz invalidou a jogada após toque no braço de Thayllon.
A Ferroviária seguiu dominando os visitantes e logo foi efetiva para marcar novamente e ampliar a vantagem. Aos 8, após troca de passes, Carlão ficou livre na grande área para concluir certeiro: 3 a 1.
O Ypiranga viu a Locomotiva marcar o quarto gol. Aos 26, depois de um cruzamento pela direita, Carlão subiu alto para cabecear e fazer o seu hat-trick no jogo.
Aos 41, o VAR entrou em ação novamente e o Ypiranga teve o segundo pênalti marcado a seu favor, após falta de Thayllon em Jhonatan Ribeiro. Zé Vitor cobrou certeiro e descontou para dar números finais ao jogo: 4 a 2.