Passados alguns dias da eliminação na semifinal da Divisão de Acesso, nos pênaltis, o Passo Fundo começa o planejamento para o segundo semestre e também mira em 2025. Internamente, a avaliação é de que a temporada atual surpreendeu a todos positivamente e isso motiva a reduzir as dívidas do clube e iniciar melhor a montagem do elenco para a próxima temporada.
— Foi surpreendente, porque nós da diretoria, nós não calculávamos que ia chegar tão alto — disse Selvino Ferrão, membro da comissão de gestão do clube.
— Com o desempenho da comissão técnica e dos jogadores, o Passo Fundo alcançou um lugar que nós tínhamos um propósito, que era botar o clube em campo.
Um dos fatores que gerou muita indefinição no início do ano era a eleição para presidente. Agora, o clube trabalha com mais calma para iniciar o pleito, que poderá ocorrer em até 40 dias, conforme Ferrão. Independentemente de quem seja o novo mandatário do Passo Fundo, a comissão formada por ex-presidentes seguirá na gestão do clube.
Passo Fundo quitou 40% das dívidas neste ano e planeja zerar tudo ainda em 2024. A intenção da diretoria Tricolor é entregar um clube livre de dívidas para o próximo presidente e poder montar um projeto mais audacioso para a próxima temporada. O entendimento é que nesta Divisão de Acesso, o time teve carências no elenco. No entanto, a limitação financeira impediu novos investimentos.
— Se nós tivéssemos agregado mais três ou quatro jogadores, a gente subiria tranquilamente. Mas não podemos fazer loucura. Se a gente tivesse investido e depois fosse eliminado, ficaríamos com uma baita dívida. Clube com dívida não vai lugar nenhum — garantiu Ferrão.
O dirigente afirmou que nesta temporada o clube quitou 40% das dívidas existentes. Sem divulgar valores exatos, ele confirmou que os valores não são altos e que a expectativa é zerar tudo até novembro.
— Esse ano o Passo Fundo cresceu bastante, surpreendendo em todos os sentidos — comentou Ferrão.
O clube ainda pretende realizar melhorias estruturais no Estádio Vermelhão da Serra, além de investir no futebol. Para a disputa da Copa FGF, o Passo Fundo jogará com atletas formados no Sub-20 e com reforços pontuais. O treinador Leandro Machado não seguirá no time no segundo semestre. O treinador deverá ser um profissional que atua nas categorias de base.
Mesmo assim, o planejamento para a Divisão de Acesso do ano que vem deverá iniciar antes do fim de 2024. Apesar de não ter discutido quem será o treinador na próxima temporada, Leandro Machado deverá ser o primeiro nome a ser procurado pela diretoria Tricolor. O acerto vai depender se até lá o profissional estará vinculado com outro time.