O Passo Fundo seguirá com o futebol no segundo semestre, para a disputa da Copa FGF, que inicia em agosto. Porém, será sob o comando de outro treinador. Após a eliminação na semifinal da Divisão de Acesso nos pênaltis para o Monsoon, o técnico Leandro Machado confirmou que não ficará no clube.
A decisão não tem relação com o resultado da tarde deste domingo (28), em Porto Alegre. O Tricolor já havia decidido que disputaria a Copinha com um grupo recheado de jovens e com um orçamento mais limitado. Com ele, o seu auxiliar Haroldo Santos também deixará o Passo Fundo.
— Infelizmente, a gente não vai continuar. Eu acho que o Passo Fundo tem uma outra ideia, uma outra concepção de trabalho para essa segunda parte. Eu acho que eles vão trabalhar com a base para Copinha. Então, fica um pouco inviável para a gente continuar dessa maneira. Eu acho que, quando a gente entra na competição, não estou dizendo isso que eles não querem ganhar, mas eu gostaria mais — comentou o treinador.
Leandro Machado foi anunciado pelo clube no final de janeiro. Ele comandou o time em 18 jogos, tendo nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, deixando o time a um passo da elite do futebol gaúcho.
O Passo Fundo ainda não anunciou quem será o substituto de Machado. A estreia na Copa FGF será contra o Ypiranga, em Erechim. A federação ainda não confirmou a data, mas a competição deve iniciar no dia 14 de agosto.