Atletas gaúchos, de Santa Catarina e até da Argentina se reúnem em Passo Fundo neste fim de semana para participar do Circuito de Hipismo. As competições ocorrem neste sábado (24) e no domingo (25), na sede do 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), no Quartel da Brigada Militar.
Os 120 participantes realizam as provas divididos entre categorias de altura dos obstáculos (1m20cm, 1m10cm, 90cm, 80cm, 60cm, 40cm e a prova do X, que é mínima). Irão ao pódio da taça Rafael Zandoná aqueles que fizerem a maior pontuação somada nos dois dias de provas.
Não há divisão de gênero ou idade, e os atletas competem conforme a aptidão e sincronia adquirida entre eles e os cavalos, como explica um dos organizadores, Osmar Toazza:
— Todos concorrem de igual para igual, crianças e adultos. Nosso objetivo aqui é levantar cada vez mais a bandeira do hipismo, mostrar como nossa cidade e região é celeiro de bons atletas nesta modalidade.
Entre as competidoras, a estudante Liége Jaqueline Guerra, 13 anos, veio com a família de Ernestina para participar do circuito. Neste sábado, ela teve a melhor nota do percurso de 80cm e recebeu premiação.
A jovem conta que começou a se interessar pelo esporte aos oito anos e convenceu a mãe a deixá-la a saltar:
— Eu sempre me imaginava pulando e procurava vídeos na internet, me interessava ainda mais. Um dia descobri que em Passo Fundo tinha aulas e convenci minha família. Fiz uma aula e amei, e estou até hoje.
A mãe, Gisela Guedel Guerra, conta que no começo teve medo da gravidade do esporte, mas que acompanhar as vitórias da filha é gratificante
— Sempre fico com medo de ela cair do cavalo, e cada competição é uma emoção diferente. Mas é gratificante ver eles competindo, para além de ganhar, também é ótimo competir.
Serviço
- No domingo (25): das 8h30min às 15h
- Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1501, Vila Lucas Araújo
- Entrada: gratuita