O atleta passo-fundense Guilherme Kurtz conquistou mais uma vez o título do Troféu Brasil de Atletismo. Ele venceu a corrida de 1.500 metros, na competição mais importante da modalidade no país, neste domingo (30), em São Paulo.
Kurtz completou a prova com o tempo de 3:47:94, quase dois segundos mais rápido do que o segundo colocado, confirmando o favoritismo. Esta foi a terceira vez seguida que ele vence a competição nos 1.500m.
— Era uma competição muito forte, tendo em vista que era a nossa última oportunidade de fazer índice para as Olimpíadas. Foi um evento muito forte. Eu estava buscando o meu tricampeonato nos 1.500 metros — disse o atleta.
Além do ouro, Kurtz também conquistou uma medalha de bronze, na prova de 800 metros. Apesar de não atingir o índice e uma vaga para as Olimpíadas, ele afirma que este ano foi desafiador.
— Eu fui para a altitude no começo do ano, fiquei 50 dias lá. Mas depois tive problemas de saúde. E tive que abortar toda a minha missão. Eu iria para Europa para competir em três provas, mas acabei abrindo mão dessas provas — explicou e completou:
— No momento que eu decidi não ir pra Europa em virtude da minha saúde, eu acabei também abrindo mão desse sonho olímpico. E aí foi muito difícil. Porém estou feliz com a minha participação no Troféu Brasil.
Medalha dos Jogos Sul-Americanos de 2022 foi entregue
No sábado (29), Kurtz foi agraciado com outra medalha. Desta vez pelos Jogos Sul-Americanos de 2022. Na ocasião, o passo-fundense ficou com a medalha de prata. No entanto, em abril deste ano a Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur) anunciou que o argentino Federico Bruno, que venceu a corrida, foi desqualificado por doping.
— A medalha é a mensagem do jogo limpo. Demorou quase dois anos, mas a justiça foi feita. Digo para todos os atletas que às vezes pensam em querer dar um passo maior do que deveriam para não fazer isso, para agir corretamente e a recompensa virá — disse o corredor.
Maicon Mancuso conquista duas medalhas
Outro atleta passo-fundense que trouxe medalhas para o Rio Grande do Sul foi Maicon Mancuso. Ele ficou com a medalha de prata na prova de 5 mil metros e conquistou o bronze nos 10 mil metros.