O Ypiranga levou a melhor no clássico gaúcho pela Série C do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (23), o Canarinho venceu o São José por 1 a 0, no Estádio Passo D'Areia. Com o resultado, o Canarinho permanece na oitava colocação da competição, com 15 pontos e deixa o Zeca na lanterna, com quatro.
O próximo desafio do Ypiranga pela terceira divisão nacional será no sábado (29), quando recebe o ABC, às 17h, no Estádio Colosso da Lagoa. O São José, por sua vez, enfrenta a Ferroviária no domingo (30), às 16h30min, no Estádio José Maria de Campos Maia.
Confronto equilibrado
O início de jogo foi muito equilibrado no Estádio Passo D'Areia. Ambos os treinadores optaram por modificar a escalação inicial e postaram suas equipes na defensiva. Assim, foi necessário explorar ligações diretas ao ataque, sem muita troca de passes, o que já tinha sido previsto por Thiago Carvalho.
A melhor chegada no ataque aconteceu somente aos 28 minutos. O São José, que apresentava maior perigo à defesa auriverde, criou uma jogada rápida com Edinho, que arriscou um passe longo na área, mas Calazans e Renê não dominaram e deixaram a bola sair pela linha de fundo.
O Ypiranga, que não havia construído nenhuma jogada efetiva no campo de ataque até então, se atentou ao lance do Zeca e buscou uma resposta rápida na sequência para abrir o marcador. Aos 30 minutos, Gedeílson arrancou pela ala direita e cruzou nos pés de Cariús que, na pequena área, não desperdiçou e concluiu para o fundo da rede: 1 a 0.
No início da segunda etapa, o Ypiranga baixou a linha de marcação e, com isso, o São José conseguiu chegar mais ao ataque. No entanto, o time da Capital pecava no terço final e esbarrava na defesa adversária.
Aos 33 minutos, o Canarinho teve a bola para matar o jogo, mas não foi eficiente na finalização. No meio de campo, Cariús conseguiu desarmar o adversário, roubou a bola e tocou para Reifit, que avançou ao ataque e, na hora da conclusão, foi travado pela zaga do São José.
O Zeca teve a melhor oportunidade de igualar o placar aos 39. Marcílio cruzou na área para Diogo Sodré cabecear para fora e decretar a sexta derrota do time da competição: 1 a 0 Ypiranga.