O União Frederiquense voltou a campo depois de um mês sem disputar jogos por conta das chuvas no Estado. A pausa, ao que parece, vez bem ao clube. Neste domingo (2), o Leão da Colina venceu o Veranópolis por 1 a 0, em Frederico Westphalen, pela quinta rodada da Divisão de Acesso. Esse foi o segundo triunfo do clube na competição.
O gol de Jonathan Chula, aos oito minutos da primeira etapa, fez o clube pular da última colocação do Grupo A para a sexta posição, com seis pontos conquistados — mesma pontuação de Veranópolis e Brasil de Farroupilha, que ocupam o quarto e quinto lugar, respectivamente. O Passo Fundo é o líder, com 13.
— Eu acho que para um atacante é muito ruim ficar vários jogos sem marcar. Eu fiquei três jogos sem e isso estava me incomodando. Mas quando o (Jailson) Zatta assumiu como treinador, eu falei para ele que só queria que me deixasse em situação de gol. Ele disse que iria me deixar mais perto do gol, sem sair muito, mais queria que fosse até o meu limite. Hoje (domingo), eu consegui fazer o gol e tirar esse peso, mas agora quero dar sequência e marcar mais vezes para ajudar a equipe e dar alegrias aos nossos torcedores — disse Chula.
O treinador do time frederiquense, Jailson Zatta, assumiu o cargo antes da paralisação da competição. No momento, era para ser apenas interino, mas o clube optou por confirmar o cargo efetivo à ele. Em entrevista coletiva, o comandante disse estar muito feliz com a oportunidade e com os três pontos conquistados.
— Eu sou da casa e me sentir treinador é um privilégio muito grande. Eu estou há 8 anos dentro do clube e me sinto parte de tudo isso. Essa foi a primeira vez no comando efetivo, mas sou auxiliar do União desde 2016, cuidando dos projetos de base. No meu entendimento, futebol competitivo exige entrega e hoje os aletas se entregaram ao máximo. Eu sabia do limite e da condição de cada um, por isso eu optei para que as substituições fossem muito pontuais dentro desse cenário do jogo. Então fico imensamente feliz pela oportunidade e espero que tenha sido o primeiro jogo de um crescimento da equipe ainda maior — disse o comandante.
Na quarta-feira (5), o Leão da Colina recebe o Cruzeiro, às 19h30min, na Arena União Frederiquense.