Nem mesmo o calorão de 30 graus da tarde desta sexta-feira (1º) impediu o encontro entre ídolos do futebol e jovens que desejam seguir carreira no esporte. Cerca de 100 crianças e adolescentes estiveram no CT Vila Nova, em Passo Fundo, para conhecer os ex-jogadores Dunga e Tinga.
O evento, promovido pela Rede de Farmácias São João, que também apoia os projetos E.C Vila Nova e Militis, permitiu a crianças e adolescentes conhecerem mais da trajetória dos ídolos colorados. Durante o encontro, os ex-jogadores falaram sobre desafios e batalhas até chegarem no mais alto nível do futebol profissional, as situações enfrentadas e a importância da resiliência.
Tinga relembrou a infância em Porto Alegre e como viu na ausência da mãe, que trabalhava para poder sustentar a família, a importância do esforço e dedicação.
— Eu sempre costumo dizer para eles que 'se teu pai ou tua mãe não estão em casa é porque estão trabalhando, é o melhor que eles podem fazer para ti' e que peguem aquilo ali de inspiração — contou o ex-jogador.
A dupla falou sobre a disciplina que teve como base durante a carreira e como cidadão. Segundo Dunga, é através desse comprometimento de fazer o necessário que as pessoas podem atingir os objetivos.
— As pessoas acham que é só fazer o que gostam. Nem sempre. Eu gosto de jogar bola, mas treinar, acordar de manhã com chuva, com frio, é difícil. Então as crianças têm que entender que se tiverem disciplina, tiverem foco, chegam onde quiserem — explicou o ex-técnico da Seleção Brasileira.
O momento no CT do Vila Nova foi comemorado pelo empresário Pedro Brair, presidente da Rede de Farmácias São João. Para ele, Tinga e Dunga puderam, através de suas falas, ajudar na formação não apenas daqueles que querem seguir o caminho do futebol profissional, mas também dos futuros cidadãos.
— Eles ensinam principalmente a ser um cidadão do bem. E de ter muita disciplina, estudar, procurar, trabalhar, são coisas que inspiram as pessoas a se transformar em bons cidadãos — frisa o empresário.
Exemplos de superação para alunos dos projetos sociais
Depois da fala, Dunga foi até o campo de futebol com as cerca de 100 crianças e adolescentes presentes para jogar. Acompanhado de Duda Lima, jogadora da Seleção Sub-17, que foi revelada pelo projeto social Vila Nova, o campeão mundial fez a alegria dos jovens atletas.
Em uma tarde de conversa com multi campeões, jogos de futebol e lanche, os jovens assistidos pelos projetos sociais se divertiram. Mas quem também celebrou foram os coordenadores dos dois projetos sociais apoiados pela empresa.
— Para nós é um prazer imenso, uma alegria muito grande e para essa garotada é uma troca de experiência incrível. Eles saem daqui com certeza com um olhar diferente — conta Carlos Alberto Oliveira, coordenador das escolinhas do Vila Nova que atendem 1039 alunos em Passo Fundo.
— É um plus na vida desses meninos e meninas. Eles olhando para o Dunga e o Tinga podem ver que eles chegaram lá, eles venceram, superaram obstáculos. É muito mais do que futebol — aponta Paulo Cesar monteira, presidente do projeto Militis, que atende a 40 crianças e adolescentes.