Nesta segunda-feira (4), William marcou o primeiro gol dos seis que garantiram a classificação do Atlântico à final da Liga Nacional de Futsal (LNF), contra o Cascavel. Na comemoração, o ala se emocionou ao dedicar o feito e a vaga na decisão à mãe, Maria de Fátima dos Santos, que faleceu na última semana, em decorrência de um câncer.
O atleta recebeu a notícia da perda da mãe na quinta-feira (30). No mesmo dia, embarcou para Contagem, Minas Gerais, para acompanhar velório e sepultamento. Na sequência, mesmo vivendo um momento de luto, retornou à Erechim para ajudar seus companheiros de time a escrever o capítulo da classificação à finalíssima da Liga.
— Minha mãe lutava há 19 anos contra um câncer. Nos últimos meses ela vinha sofrendo muito e descansou, então sei que está em um lugar melhor. Essa classificação é para minha família, principalmente em homenagem a minha mãe. Nós atletas fizemos um esforço muito grande ao ficar longe de casa, mas ela sempre entendeu e me ajudou no objetivo de me tornar um jogador — comentou William emocionado.
O ala também agradeceu muito aos colegas de elenco pelo apoio recebido. Ainda, descreveu o momento de chegar à sua primeira final de Liga na carreira.
— Estou há duas semanas sem treinar, mas meus companheiros entenderam e fizeram de tudo para me ajudar nesse momento difícil. Com certeza isso pesa muito, até por conta da preparação estar abaixo do esperado. Mas em nenhum momento me questionaram... Apenas recebi muito suporte — disse o atleta, que completou:
— Gratidão ressume esse momento. Pelo meu esforço individual, do grupo, da direção do Atlântico e da torcida. Nós chegamos juntos à final. A nossa conexão é muito grande e vamos juntos fazer por merecer o título da competição.
Na final, o Atlântico irá enfrentar o Joinville, que superou o Magnus na outra semifinal. A decisão será em jogo único, no dia 17 de dezembro, às 10h, em Toledo, no Paraná. O Galo, três vezes vice-campeão (2005, 2018 e 2022), busca o título inédito. O time catarinense, por outro lado, quer conquistar o bicampeonato.