A equipe feminina do B&8/UPF está na final do Campeonato Gaúcho de Voleibol adulto. O time de Passo Fundo vai em busca do tricampeonato contra a Sogipa, de Porto Alegre, na grande decisão. A final será em jogo único, no dia 2 de dezembro, em Passo Fundo.
O time chegou à decisão com a melhor campanha e, por isso, tem o direito de sediar a partida que definirá o campeão. Na primeira fase, venceu todos os jogos que disputou. A Sogipa ficou com a segunda melhor campanha.
A competição estadual foi retomada em 2023 depois de ficar cinco anos sem haver disputa. A última aconteceu em 2017. Em 2023, o campeonato foi retomado com a participação de quatro times: B&8 / UPF, Sogipa, de Porto Alegre, Grêmio Náutico União, de Porto Alegre e CEAT, de Lajeado.
Apesar de haver poucas equipes na disputa, o treinador e coordenador técnico do time passo-fundense, Gilberto Bellaver, a retomada da disputa é importante, mesmo que de forma tímida.
— É importante a retomada do produto chamado voleibol adulto. Temos muitas equipes de base, mirim, infantil e não baixa de 20 equipes por categoria, mas temos o hiato no adulto. Quando chega no juvenil, o Rio Grande do Sul perde muitas atletas para Rio de Janeiro, São Paulo e Minas por não ter campeonato juvenil e adulta. As atletas que se destacam não conseguem se manter no Estado — explicou.
A ideia de fomentar o esporte adulto no Estado também tem cunho social. No caso do B&8 / UPF, o projeto é fortalecido com parcerias de empresas da cidade. Gilberto afirma que mantém o time de forma semiprofissional. As atletas têm bolsas de estudos na faculdade e algumas ganham moradia. Fato que atrai jogadoras até mesmo de outros estados.
— Neste ano teremos duas atletas que irão se formar em Direito e Fisioterapia. Depois disso, elas deixam o time para seguir suas carreiras. Já ajudamos a formar várias aletas para os seus mercados de trabalho — destacou o coordenador técnico.
A equipe de vôlei tem 10 anos de vida e já busca o se terceiro título Estadual. As meninas de Passo Fundo levantaram a taça nas temporadas 2015 e 1016. A esperança é grande por mais uma conquista expressiva.
— Estamos treinando bastante. Estamos otimistas e ansiosos para tentar conquistar o tri.
A decisão contra a Sogipa será no dia 2 de dezembro, às 17h, no Ginásio do Instituto Educacional.