Nesta quinta-feira (7), o União Frederiquense fará seu último jogo na temporada. Sem chances matemáticas de avançar às quartas de final da Copa FGF - Troféu Rei Pelé, recebe o Passo Fundo, às 15h, na Arena União pela última rodada da fase classificatória.
O clube de Frederico Westphalen é último colocado do Grupo B, com três pontos conquistados em cinco jogos disputados. Mesmo se vencer o Passo Fundo não terá chances matemáticas de classificação, visto que somente as duas primeiras equipes de cada chave avançam para as quartas de final e o Juventude, segundo colocado, tem sete pontos. O São Luiz é o primeiro, com 15 pontos e 100% de aproveitamento até aqui.
Portanto, o jogo desta quinta-feira será o último do clube na temporada, que só volta a entrar em campo na Divisão de Acesso de 2024. Mesmo sem conseguir o objetivo de avançar para a próxima fase, o treinador Cláudio Júnior busca uma vitória para encerrar 2023 de maneira positiva.
— Tenho passado aos nossos atletas nesta semana que temos que se doar ao máximo para vencermos a partida e fazer nosso dever de casa. Mesmo que seja a nossa última partida no ano, vamos manter a mesma vontade de vencer, assim como sempre fizemos — disse.
Para ele, apesar do clube não ter conseguido o acesso ao Campeonato Gaúcho de 2024 e a classificação na Copa FGF, foi uma boa temporada. Isso porque o União-FW está trabalhando internamente para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
— Na Divisão de Acesso faltou uma fase para disputarmos o retorno à elite do gaúcho. Merecíamos ter subido, evoluímos muito ao decorrer da competição, e para muitos dos nossos atletas, foi a primeira temporada como profissional, então a maturidade deles veio durante os jogos. Além disso, o União está entrando para uma nova era, onde plantamos frutos neste ano para colhermos em 2024. Com certeza vamos nos tornar uma força no futebol gaúcho e também no cenário nacional — finalizou.