Em busca da classificação para os quadrangulares finais da Série C, o Ypiranga terá mais um desafio pela frente: vencer a segunda partida fora de casa na competição. Na segunda-feira (14), a equipe erechinense enfrenta o Floresta, às 20h, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Três pontos serão fundamentais para continuar na disputa por uma das oito vagas na zona de classificação, visto que está na nona colocação, com 22 pontos, um atrás do Paysandu, que fecha o G-8.
Para ficar entre os oito que avançam à próxima fase, nesta rodada a equipe erechinense precisa vencer o Floresta e torcer por um tropeço do Paysandu, que enfrenta outro adversário direto dentro da zona de classificação. No domingo (13), recebe o Náutico, às 16h, no Estádio Curuzu, em Belém.
Para isso, terá que quebrar a sequência negativa fora de casa. Em sete rodadas disputadas longe do Colosso da Lagoa, o Ypiranga venceu somente uma. Na estreia da competição, derrotou o América-RN por 2 a 1, na Arena das Dunas, em Natal. De lá para cá, perdeu quatro e empatou duas.
No último jogo, nossa vitória passou pela confiança. Nesse próximo confronto decisivo não será diferente, teremos que ter o mesmo comportamento. A vitória é o único resultado que nos interessa, então precisaremos ter muita atitude, assim como apresentamos em casa.
JERSON TESTONI
Treinador do Ypiranga
Das três partidas que restam para encerrar a fase classificatória, o Canarinho terá dois duelos fora, sendo contra Floresta e São Bernardo e, o último, em casa.
Mas, para chegar vivo na última rodada, terá de buscar ao menos quatro pontos longe do seu domínio. O treinador Jerson Testoni comentou que o grupo está focado para buscar a vitória, mesmo com algumas adversidades impostas.
— Agora, para as duas partidas decisivas fora, assim como em casa, não podemos errar. Estamos trabalhando para estarmos atentos em todas as circuntâncias do jogo, para termos uma equipe bem organizada e focada no objetivo de buscar a classificação. Claro que tem logística e calor pela frente, mas isso faz parte da adaptação. Um fator positivo é que o confronto será à noite, então tenho certeza absoluta que estaremos bem adaptados para buscar o resultado positivo fora de casa — disse.
Apoio psicológico
Para enfrentar as adversidades e pressão na busca pela classificação, a parte psicológica dos atletas vem sendo bastante trabalhada. Na visão de Testoni, este é um componente crucial e talvez um dos mais importantes no esporte.
— Como agora é um momento de muitas exigências, estamos focando muito na questão psicológica, assim como acreditar e confiar. No último jogo, nossa vitória passou pela confiança. Nesse próximo confronto decisivo não será diferente, teremos que ter o mesmo comportamento. A vitória é o único resultado que nos interessa, então precisaremos ter muita atitude, assim como apresentamos em casa — frisou Testoni.
Assim como será um desafio importante para o Ypiranga, será para o Floresta. A equipe cearense está na 17ª colocação, na zona do rebaixamento, com 16 pontos, sendo assim, também buscará três pontos para se afastar do Z-2. Testoni comentou como projeta o confronto decisivo entre as equipes.
— É um jogo decisivo para ambas as partes. O adversário pelo lado do rebaixamento e nós visualizando a classificação. Será um jogo extremamente decisivo, acho que vai ser definido nos detalhes. A mesma coisa que fizemos em casa na última partida, a gente vai fazer fora, precisaremos ter muita organização para ganhar o jogo, porque sabemos da dificuldade de jogar contra o Floresta no Ceará; é uma equipe que tem qualidade, conhecemos os atletas que estão lá, são experientes e com laço. Iremos respeitá-los muito, mas nós também só temos um objetivo, que é a vitória — finalizou.