Depois da derrota por 3 a 0 para o São Luiz, nesta quarta-feira (9) pela Copa FGF - Troféu Rei Pelé, Itaqui, capitão do Passo Fundo, reconheceu o momento delicado do time na competição. O atleta comentou sobre as chances de classificação para a segunda fase e sobre a incerteza que paira sobre o Estádio Vermelhão da Serra.
Desde que começou a Copa FGF, o tricolor sempre utilizou os reservas ou time misto, pois a estava priorizando a Divisão de Acesso. Após ser eliminado para o Santa Cruz, os planos mudaram, mas o clube também dispensou 10 jogadores do elenco por questões financeiras. O grupo passou a contar com 14 atletas de linha, sendo que seis ainda são Sub-20. Foi desta forma que o Passo Fundo entrou em campo contra o São Luiz.
— A gente faz o campo. A gente tenta o melhor. Vocês estão vendo o que está acontecendo. A gente estava com todo o foco na Divisão de Acesso. Não aconteceu [a classificação] e a gente sabe que o clube sofre com a falta de estrutura e na questão de se manter. O presidente sempre deixou isso muito claro para nós. Então temos que saber lidar com isso — comentou Itaqui após a partida.
Cenário de instabilidade
O atleta revelou que o momento é de incerteza. A última rodada da primeira fase da Copa FGF será somente no dia 2 de setembro, contra o União-FW. Porém, o contrato da maioria dos jogadores encerra no final de agosto. A diretoria do clube deverá solicitar à Federação Gaúcha de Futebol a antecipação da partida.
— Vamos ver o que vem da diretoria para nós quanto a o que pensam nesta competição. Cabe a nós, atletas, entender o que a diretoria vai pedir. Sabemos que futebol é resultado. Infelizmente, tivemos aquela eliminação [na Divisão de Acesso]. Tivemos que nos reorganizar totalmente na Copinha com um elenco bem limitado. É difícil. Cabe a nós profissionais honrar a instituição, pelo menos tentar. A única maneira é com vitória, coisa que não temos conseguido. Sabemos que vamos arcar com consequências.
Porém, mesmo com a derrota para o São Luiz, o Passo Fundo ainda tem chances de classificação. O regulamento prevê que os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata. Se confirmar a vaga, o clube precisaria renovar o contrato com os jogadores. Conforme o capitão do tricolor, o grupo vai em busca do resultado enquanto há esperança.
— Se ganhar a gente tem possibilidade de entrar. Vamos buscar isso aí, pode ter certeza. Porque o trabalho aqui é sério. Tanto da instituição, da comissão e dos meninos que ficaram. Cabe a nós entender isso e tentar a vitória. Se ainda tem esperanças, vamos lutar até o final — disse Itaqui.