Nesta segunda-feira (21), com a derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, o Ypiranga adiou o sonho de conquistar o acesso à Série B por mais uma temporada. Com 22 pontos, ocupando a 12ª colocação, o Canarinho não tem mais chances matemáticas de alcançar a zona de classificação à próxima fase da Série C. O treinador Jerson Testoni analisou a postura da equipe em campo e os últimos resultados conquistados na competição.
No confronto desta segunda-feira, somente a vitória interessava ao Ypiranga, que ainda sonhava com uma vaga no G-8. Entretanto, o revés adiou os planos de acesso à Série B por mais uma temporada. Para a partida decisiva, o treinador Jerson Testoni modificou o esquema tático da equipe e entrou em campo com três zagueiros. Com isso, a produtividade do sistema ofensivo diminuiu e clube erechinense pouco chegou ao ataque, finalizando uma vez em 100 minutos de duelo.
— Elaboramos uma estratégia e estudamos muito o adversário, sabíamos que eram de posição física, de amplitude e muita bola na área, então optamos por três zagueiros e estaríamos bem preenchidos. Tentamos liberar Jhonatan Ribeiro de um lado, Ávila do outro para ter força no corredor, com o Clayton e o Robson trabalhando na proteção da segunda bola. Ainda, tentamos dar liberdade para o Bárbio o Jonathan Carlos se movimentarem e serem a força ofensiva, mas não deu certo — analisou Testoni.
Testoni avaliou o trabalho que apresentou nas partidas até aqui. Em seis jogos à frente do comando técnico do Canarinho, foram três derrotas, duas vitórias e um empate. Para ele, a obrigação pela vitória nas últimas rodadas acabou dificultando a organização do esquema da equipe.
— A sequência era difícil. Além disso, foram quatro jogos fora e dois em casa. Em casa fizemos nosso dever e vencemos as duas, mas fora não. Isso vai muito pelo momento que estávamos vivendo, em todos precisávamos da vitória e arriscávamos a equipe. Se fosse ao contrário, poderíamos ter segurado e conquistado ao menos um ponto e isso nos atrapalhou nas três derrotas — comentou.
No próximo sábado (26), contra o Botafogo-PB, na última rodada da competição, o Ypiranga ainda tem um objetivo a ser conquistado: ficar entre os dez primeiros. Isso porque os clubes que permanecerem entre a 5ª e 10ª posição, receberão dez mandos de campo na edição de 2024.
— Temos de fazer o nosso melhor. É um momento difícil, pois não temos mais chances de classificação, mas representamos um grande clube e torcida, então vamos trabalhar nestes próximos dias para terminarmos a competição com uma vitória — finalizou Testoni.