Nesta segunda-feira (21), o Ypiranga deu adeus à possibilidade de classificação aos quadrangulares finais da Série C. Jogando em São Bernardo do Campo, foi derrotado por 1 a 0 para o São Bernardo e não pode mais alcançar o G-8 na última rodada da competição. O resultado deixou a equipe erechinense na 12ª colocação, com 22 pontos. Ao menos não corre risco de rebaixamento e está garantido na Terceira Divisão nacional em 2024, ano do centenário do clube.
O único gaúcho com chances de avançar é o São José, que tem 28 pontos e joga por empate no próximo sábado, quando enfrenta o laterna, Pouso Alegre, em Minas Gerais. Até uma derrota pode servir em caso de resultados paralelos favoráveis.
Poucas finalizações para quem precisava vencer
O São Bernardo dominou as ações do jogo praticamente do início ao fim de partida. Com cinco minutos, João Carlos cabeceou a bola para fora. Aos 11, Edson salvou a finalização de Matheus Oliveira. Aos 31, Matheus carregou pelo meio e chutou na entrada da área, obrigando o camisa 1 a fazer grande defesa.
Na segunda etapa, o Ypiranga até teve uma oportunidade aos dois minutos, com William Bárbio, em finalização que saiu prensada, sem direção. Aos 22, os donos da casa chegaram com Rodrigo Souza, que após cobrança de escanteio cabeceou para fora, sem perigo para o goleiro Edson.
Aos 32, o arqueiro fez uma grande defesa, na finalização de Romisson na pequena área. Aos 38, Hugo Sanches desperdiçou a melhor chance de gol da partida, após cruzamento, o camisa 21 finalizou mal. Edson fez mais uma defesa aos 43, no cabeceio de João Carlos. Aos 53, o goleiro que tanto salvou o Canarinho, cometeu pênalti em Lucas Tocantins, à favor do São Bernardo. Aos 55, João Carlos cobrou, marcou e fechou o placar no Estádio 1º de Maio: 1 a 0.
Resta ao Canarinho agora cumprir tabela na rodada final da primeira fase da Série C. No sábado (26), recebe o Botafogo-PB, às 16h, no Colosso da Lagoa, no último jogo do time de Erechim em 2023.