"Decisão de Copa de Mundo". Foi assim que Adilson Stankiewicz, presidente do Ypiranga, definiu o confronto da equipe contra o São Bernardo, na segunda-feira (21), às 20h, em São Bernardo do Campo (SP). Para continuar sonhando com a classificação para os quadrangulares finais da Série C, somente a vitória interessa ao clube erechinense. Afinal, é um confronto direto entre dois times que sonham em fechar a fase classificatória no G-8.
Faltando duas rodadas para finalizar a fase classificatória da Série C, o Canarinho ocupa a 11ª colocação, com 22 pontos. Já o São Bernardo está em oitavo, com 25, e é o último clube na zona de classificação à próxima fase da competição. Portanto, as equipes farão um confronto direto pelo G-8. Para o time de Erechim, somente a vitória interessa.
— Vamos jogar contra o São Bernardo como se fosse uma decisão de Copa do Mundo. Esse jogo vale tudo para nós. O grupo está focado, o professor Jerson Testoni está montando a estratégia adequada e vamos com muita força e otimismo buscar os três pontos fora — comentou Adilson.
Jerson Testoni também encara o jogo como decisivo. Para buscar o triunfo, o treinador trabalha para corrigir a postura que a equipe apresentou na derrota diante do Floresta. Para ele, a questão física deixou a desejar e não pode se repetir nessa rodada.
— Sabemos da importância do jogo para o clube. Vamos dar o nosso máximo para seguirmos vivos na chance de classificação. Na última partida ficamos abaixo do esperado, estávamos mal fisicamente e desgastados - até por conta da logística que muitos não sabem, mas demoramos 22h para chegar em Fortaleza, pois nosso voo de Chapecó atrasou - e nessa semana buscamos melhorar para apresentar um desempenho de melhor qualidade — declarou Testoni.
Além da questão física, Testoni aposta em um conjunto de fatores para buscar três pontos em São Paulo:
— O São Bernardo também joga pela classificação. É um jogo decisivo para ambas as equipes, mas eu tenho certeza que iremos montar uma equipe competitiva para fazermos um duelo forte para voltarmos com a vitória. Precisamos estar bem equilibrados, transitando e pressionando sem errar e sem abrir espaços. Daremos o nosso máximo e iremos lutar até o final — finalizou.
O que o Ypiranga precisa para a classificação
Partindo da premissa de que precisa fazer seis pontos nas rodadas que restam, diante de São Bernardo e Botafogo-PB, o Ypiranga ultrapassaria a equipe paulista na tabela. Além disso, no entanto, precisaria deixar mais dois adversários para trás. As possibilidades serão as seguintes:
- Volta Redonda: fazer só um dos seis pontos que restam (ainda dependeria do saldo de gols)
- Paysandu: fazer só dois dos seis pontos que restam
- São José: fazer só três dos seis pontos que restam
- Náutico: fazer só três dos seis pontos que restam
Com 28 pontos, o Ypiranga empataria em número de pontuação com Volta Redonda, Paysandu, São José e Náutico. Assim, chegaria a oito vitórias na competição e alcançaria os mesmos números de cariocas e paraenses, podendo levar vantagem no saldo de gols, que no momento é de 25 (inferior somente ao Voltaço, que tem 28). Se duas das combinações citadas acontecerem, a equipe de Erechim avançará à próxima fase.