Nesta sexta-feira (18), o Ypiranga completa 99 anos de fundação e o torcedor canarinho pode ter um ânimo a mais para acreditar na classificação aos quadrangulares finais da Série C. A direção sonha em disputar a Série B no ano do centenário. Será que é possível? O presidente Adilson Stankiewicz comentou quais são as perspectivas para que isso ocorra.
O Ypiranga vive uma situação delicada em busca da classificação. Faltando duas rodadas para o término da primeira fase, está na 11ª colocação, com 22 pontos, três atrás do São Bernardo, que ocupa o oitavo lugar e fecha a zona de classificação. Esse será, inclusive, o próximo adversário do Canarinho, na segunda-feira (21), às 20h, em São Bernardo do Campo.
Apesar da dificuldade, o torcedor pode ter um ânimo a mais para acreditar na classificação. Isso porque a direção do clube tem como objetivo principal disputar a Série B no ano do centenário, que será comemorado em 2024. O presidente Adilson Stankiewicz não esconde o desejo e comenta que está otimista para as rodadas finais.
— O sonho de jogar a Série B em 2024 continua vivo. Todas as projeções demonstram que 28 pontos será o número mágico para a classificação, talvez até com 27 alguma equipe venha a classificar. Então, estamos vivos, vamos jogar contra o São Bernardo como se fosse uma decisão de Copa do Mundo. Esse jogo vale tudo para nós — comentou Adilson, que complementou:
— O grupo está focado, o professor Jerson Testoni está montando a estratégia adequada e vamos com muita força e otimismo buscar os três pontos fora para depois fazermos a decisão final em casa, no dia 26, contra o Botafogo — PB.
Adilson relembra outro momento improvável que o torcedor ypiranguista viveu recentemente. Em 2019, a classificação para a segunda fase da competição veio nos instantes finais da partida contra o Juventude, de forma dramática.
— Em 2019, estávamos ficando fora da próxima fase até os 42 minutos, quando tivemos um pênalti a nosso favor. Aos 46, Reinaldo cobrou, a bola bateu na trave, nas costas do goleiro e entrou. Esse gol nos colocou na primeira colocação geral da maneira mais improvável possível, e de forma muito dramática. Isso mostra que nunca podemos desistir. Se tivermos chances até o último minuto, iremos buscá-la. O nosso maior objetivo é o acesso no ano do centenário — destacou Adilson.
O que o Ypiranga precisa para a classificação
Partindo da premissa de que precisa fazer seis pontos nas rodadas que restam, diante de São Bernardo e Botafogo-PB, o Ypiranga ultrapassaria a equipe paulista na tabela. Além disso, no entanto, precisaria deixar mais dois adversários para trás. As possibilidades serão as seguintes:
- Volta Redonda: fazer só um dos seis pontos que restam (ainda dependeria do saldo de gols)
- Paysandu: fazer só dois dos seis pontos que restam
- São José: fazer só três dos seis pontos que restam
- Náutico: fazer só três dos seis pontos que restam
Com 28 pontos, o Ypiranga empataria em número de pontuação com Volta Redonda, Paysandu, São José e Náutico. Assim, chegaria a oito vitórias na competição e alcançaria os mesmos números de cariocas e paraenses, podendo levar vantagem no saldo de gols, que no momento é de 25 (inferior somente ao Voltaço, que tem 28). Se duas das combinações citadas acontecerem, a equipe de Erechim avançará à próxima fase.