Mais uma vez o Ypiranga desperdiçou uma chance de reingressar ao G-8 da Série C. Após resultados favoráveis na antepenúltima rodada, bastava uma vitória contra um time que luta para não cair. Mas, na noite desta segunda-feira (14), o Canarinho perdeu por 2 a 0 para o Floresta, jogando no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Com o revés, caiu da nona para a 11ª colocação, parando nos 22 pontos, três pontos abaixo do oitavo colocado (por coincidência o São Bernardo, adversário da próxima segunda-feira (21), às 20h, em São Paulo. Na última rodada, recebe o Botafogo-PB no Colosso da Lagoa.
Para avançar aos quadrangulares finais, a equipe de Jerson Testoni não depende mais apenas de si. Faltando dois jogos para finalizar a fase classificatória, o Canarinho precisa ultrapassar, ao menos, três clubes para ficar entre os oito que avançam. Quatro vagas estão em aberto e sete times além do clube erechinense almejam: Volta Redonda, Paysandu, São José, São Bernardo, Náutico, CSA e Confiança (veja tabela abaixo).
A partida iniciou equilibrada, com ambas equipes propondo jogo. A primeira chegada perigosa aconteceu aos dez minutos, quando Edson defendeu a cobrança de escanteio fechada de Rafael Carioca. O Ypiranga, por sua vez, apresentou uma movimentação ofensiva muito grande, mas sem efetividade na hora de finalizar. Como prova, o arqueiro Zé Carlos fez a primeira e única defesa da etapa inicial para os donos da casa aos 27, quando MV finalizou em direção ao gol.
Na etapa complementar, o Ypiranga voltou melhor, mas enganou. Logo no primeiro minuto, em cobrança de falta, apresentou perigo no ataque. Depois disso, a partida foi do Floresta. Aos seis, Edson precisou salvar um possível gol contra do zagueiro Heitor, que ao tentar mandar a bola para fora, enviou em direção ao gol. Aos oito, William Bárbio teve a única chance do Canarinho no segundo tempo, quando aproveitou o erro na saída de bola do adversário, mandando a bola para interceptação do zagueiro da equipe cearense.
Aos 19, os donos da casa abriram o marcador, com Romarinho, que aproveitou a insistência de Thiago Alagoano no lance e finalizou para o fundo da rede. O segundo gol veio aos 30, quando Thiago Alagoano mandou uma pancada certeira em direção ao gol, após erro do sistema defensivo do visitante.
Classificação após 17 rodadas
- Brusque: 30 pontos
- Operário-PR: 30 pontos
- Amazonas: 29 pontos
- Botafogo-PB: 29 pontos
- Volta Redonda: 27 pontos
- Paysandu: 26 pontos
- São José-RS: 25 pontos
- São Bernardo: 25 pontos
- Náutico: 25 pontos
- CSA: 23 pontos
- Ypiranga: 22 pontos