No sábado (15) acontece a segunda etapa do Campeonato Estadual de Futebol de Mesa, na Regra de 12 toques, em Tapejara. Apesar do "Futebol de Botão” fazer parte das brincadeiras de infância, muitas pessoas desconhecem a maioria das regras quando se trata do jogo profissional.
O Futebol de Mesa profissional pode ser disputado em diversas modalidades. As principais são Dadinho, 1 Toque, 3 Toques e 12 Toques. Esta última modalidade será disputada em Tapejara. Serão 36 jogadores disputando o torneio.
Antes conhecida como “Regra Paulista”, a Regra de 12 Toques, já fala por si. Quando um jogador está com a posse de bola, terá direito a um limite coletivo de 12 toques até o chute a gol. Se até o 12º toque não houver chute, será punido com tiro livre indireto cobrado do local onde a bola estiver estacionada.
A modalidade é disputada em uma mesa de 1,80m por 1,20m. A bola é esférica e confeccionada em feltro e tem 10mm de diâmetro, o que torna o jogo mais desafiador.
- A modalidade 12 toques tem um detalhe, que é o chute a gol próximo da grande área. É o melhor lugar para fazer o chute. Porém, chegar na grande área, conduzir a bolinha, infiltrar na defesa, fazendo dribles e tabelas, demandam muita técnica. É um jogo que requer muita habilidade que se assemelha mais ao futebol – disse João Paulo Gardelin, jogador de futebol de mesa e um dos organizadores da segunda etapa do Estadual.
Para concluir em gol é necessário passar do meio de campo. Algo que também requer destreza e habilidade dos jogadores. Muitos diversificam suas estratégias e optam por chutes de longa distância ou pelos cantos da mesa, de acordo com a defesa adversária.
- Num jogo de alto nível, ambos usam a defesa para tirar os pontos fortes do adversário. Se eu sei que meu rival chuta bem das pontas, vou abrir o meio e marcar mais nas pontas. Durante o jogo as estratégias mudam constantemente – explicou.
As partidas são disputadas em dois tempos de 10 minutos cada, com intervalo máximo de cinco minutos. O detalhe curioso é que os atletas não podem ter acesso ao tempo, nem se comunicar com ninguém durante a partida.
A segunda etapa do Campeonato Estadual de Futebol de Mesa acontecerá no Clube Comercial, em Tapejara. A competição reunirá 36 jogadores. Além dos tradicionais clubes que disputam a modalidade, a novidade neste ano será a participação do Internacional, que recentemente abriu um departamento de Futebol de Mesa.