O Passo Fundo começou bem a disputa as quartas de final da Divisão de Acesso. Com uma defesa muito sólida, o Tricolor neutralizou o ataque do Santa Cruz, que tem 20 gols na competição, e venceu por 1 a 0 no primeiro jogo entre as equipes, na tarde de sábado (23).
Agora, o clube leva a vantagem para o segundo jogo. A partida de volta das quartas de final será no dia 30, em Santa Cruz do Sul. O Passo Fundo poderá jogar por um empate para avançar para as semifinais. Em caso de derrota por um gol de diferença, a classificação será decidida nos pênaltis. Se o Santa Cruz vencer por dois gols ou mais, fica com a vaga.
O vencedor do duelo enfrentará o ganhador da disputa entre Brasil-Far e Lajeadense.
Passo Fundo superior
O Santa Cruz começou a partida com maior posse de bola e rondando bastante o setor de ataque. No entanto, a primeira chance de gol da partida foi do Passo Fundo. Aos 6 minutos, Otávio invadiu a grande área pela esquerda, mas quando ajeitou para finalizar com o pé direito, chutou fraco, facilitando para o goleiro Copetti. Aos 12 minutos, Otávio foi lançado no ataque, chutou forte e obrigou o defensor a espalmar para escanteio.
A primeira grande oportunidade do Santa Cruz aconteceu aos 20 minutos, quando Leylon cobrou uma falta e a bola passou muito perto do gol. Apesar de ter mais posse de bola, os visitantes tiveram muita dificuldade de passar pela defesa passo-fundense, que teve várias vitórias individuais de seus zagueiros sobre os atacantes.
Depois da metade da primeira etapa, o Passo Fundo retomou o controle da partida. Porém, a envolvente troca de passes no meio de campo não tinha objetividade.
Gol no início e pressão no final
O segundo tempo começou e mais uma vez quem teve a primeira chance foi o Passo Fundo. No primeiro minuto, Lucas Lima recebeu pela esquerda e chutou forte, mas a bola foi para fora. A insistência no ataque teve resultado, aos 7 minutos, quando Daniel Cruz foi lançado e fez um lindo chute de primeira no ângulo direito do goleiro Copetti: 1 a 0 Passo Fundo.
Após sofrer o gol, o técnico do Santa Cruz, Daniel Franco, promoveu três substituições no setor ofensivo para tentar furar a defesa do Tricolor. Porém, o Alvinegro seguiu com dificuldades contra a defesa anfitriã e quando conseguia passar, a conclusão não era boa. Aos 27, Sapeka passou por um marcador, mas quando chutou estava sem ângulo e a bola foi para fora.
Nos últimos minutos, o Santa Cruz foi todo para o ataque e passou a pressionar. Apesar disso, a defesa do Passo Fundo seguiu levando a melhor em todas as investidas do adversário e investiu nas jogadas de contra-ataque. A última chance de gol foi do Santa Cruz, com Sapeka, que arriscou um chute da entrada da grande área, mas foi para fora.
FICHA TÉCNICA
Passo Fundo (1)
Roballo; Lucas Lima, Douglas, Bennê e Diogo Vasques; Darlan, Itaqui, Diogo Oliveira (Gui Teixeira, 15’/2T) e Vinicius Baiano; Otávio (Chicota, 50’/2T), e Daniel Cruz.
Santa Cruz (0)
Copetti; Jean Carlo, Micael, Tairone e Paulinho; David (Uillian, 18’/2T), Leylon, Pablo Bueno (Vini Santos, 8’/2T), Cris Magno (Maurício, 40’/2T); Pepeto (Eduardo, 8’/2T) e João Pedro (Sapeka, 8’/2T).