A Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio (Acisa) de Passo Fundo lançou nesta quarta-feira (13) o programa Acisa Emprega, plataforma que busca a aproximação dos candidatos com vagas de emprego através de uma comunidade no WhatsApp (saiba como acessar abaixo).
O projeto surgiu a partir de uma análise de mercado que identificou dificuldade das empresas em preencher as vagas ofertadas, explicou o vice-presidente de indústria da Acisa, Rodrigo Scortegagna.
— Observamos que essa dificuldade se estende a todos os setores. Apesar dos números positivos na geração de emprego apontados pelo Caged e IBGE, sabemos que a cidade tem potência pra muito mais e há oportunidades para isso — afirmou.
De acordo com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), o setor da indústria é responsável pela geração de 23% do total de vagas de trabalho em Passo Fundo. O percentual representa cinco vezes mais que as vagas geradas, por exemplo, pela construção civil em 2023.
Apesar do volume de vagas que não exigem experiência prévia e disponibilizam capacitação adequada, há dificuldade em preencher esses oportunidades no setor industrial. Conforme a Acisa, 90% das vagas oferecidas pelas indústrias em Passo Fundo no ano passado não exigiam experiência anterior. Scortegagna atribui essa dificuldade à falta de conexão entre pessoas e oportunidades.
— Muitos candidatos acreditam que essas vagas são destinadas a pessoas com muita qualificação, o que na maioria das vezes não é o caso, pois a própria empresa oferece o ensino depois da contratação. É necessário mudar essa visão para que no futuro não haja uma escassez de líderes — disse.
Como a comunidade funciona
O programa Acisa Emprega busca resolver duas necessidades: a de pessoas em busca de oportunidades e empresas com dificuldades de preencher as vagas. Por meio da plataforma, os interessados serão informados das vagas de trabalho disponibilizadas através de links com os detalhes da função.
Através de parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), outra iniciativa do programa é ir até as escolas para conversar e conscientizar os jovens acerca das oportunidades no mercado de trabalho e importância da qualificação profissional.
— Automaticamente quando a gente acessa esses jovens, acabamos atingindo a família deles também. A expectativa é que as famílias conheçam a comunidade e façam parte — destaca a diretora da vice-presidência da indústria da Acisa, Priscila Melo.
Além das vagas de trabalho, a plataforma vai divulgar oportunidades de qualificação profissional existentes no município, como Escola das Profissões e Sebrae.
Como acessar
O programa não tem custo pra os interessados ou empresas associadas. O número de acesso é o (54) 99339-5459 ou através deste link (direto na comunidade do WhatsApp).