Estão abertas as inscrições para jovens agricultores participarem do intercâmbio da Emater ao Canadá. Produtores rurais de 19 e 25 anos podem se cadastrar até 9 de agosto (saiba como abaixo).
Poderão se inscrever jovens que tenham concluído o curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, promovido pela Emater nas regiões de Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Porto Alegre.
Quinze jovens produtores serão selecionados para o intercâmbio de oito meses e meio que iniciará em novembro, no Brasil, com aulas online.
A viagem para o exterior está prevista para fevereiro de 2025, onde os alunos realizarão aulas na Seymour Education Learning Center (SELC) e terão a oportunidade de vivenciar a rotina de propriedades em Vancouver e Kelowna, no Canadá.
— As propriedades são de agricultura familiar e têm muitas possibilidades de servirem de modelo para os jovens aplicarem em suas propriedades no Rio Grande do Sul — salienta a presidente da Emater/RS, Mara Helena Saalfeld.
Seleção
A seleção dos participantes acontecerá em duas etapas onde será avaliado o nível de inglês dos inscritos. A exigência da SELC College é de que os jovens atinjam o nível pré-intermediário no idioma. A comunicação será essencial para a troca de experiências e conhecimento de práticas inovadoras de produção agrícola.
Segundo a presidente da Emater/RS, os jovens estudarão o currículo de Comunicação Internacional de Negócios, com foco em técnicas de agronegócio, práticas sustentáveis e inovação na agricultura, com redução do impacto ambiental.
— Isso inclui o uso de técnicas de conservação do solo, gestão da água, agricultura de precisão e adoção de práticas orgânicas e de agricultura regenerativa — enfatiza Mara Helena.
Como se inscrever
- O que: projeto Young Farmers de Intercâmbio Brasil/RS — Canadá
- Prazo de inscrições: até 9 de agosto
- Edital: acesse neste link