Quase 500 jovens de quatro estados brasileiros se reúnem em Passo Fundo, no norte do RS, até o fim de semana para o Encontro Nacional da Juventude. O evento, que está na 7ª edição, reúne alunos a partir do oitavo ano de 14 instituições de ensino Notre Dame de todo o Brasil com oficinas, integração e ações de espiritualidade.
A programação começou na tarde de quarta-feira (20) com uma concentração no Santuário Nossa Senhora Aparecida. Cerca de 10 ônibus levaram os jovens até o local, onde houve uma primeira integração entre os alunos e professores da rede. De lá, o grupo partiu em carreata o Colégio Notre Dame, para a apresentação das instituições que fazem parte do evento.
Junto ao alvoroço dos adolescentes entusiasmados por viajar e receber os turistas, estava a paulista Lara Franco de Oliveira Sacramento, 14 anos. Aluna do nono ano, é a sua primeira vez no RS. Fã de música, teatro e esportes, ela planeja participar das oficinas oferecidas durante o evento e aproveitar ao máximo a experiência.
— Quero conhecer pessoas novas, já estou achando muito legal a experiência. Gosto do fato de me conectar com pessoas com um tema em comum e unir as escolas Notre Dame cada vez mais — disse.
Entre os visitantes, também estava a dupla de cariocas Maria Luísa Oliveira Pinheiro, 16 anos, e Vitória Nogueira, 15. Junto da turma, elas saíram de casa por volta das 6h e chegaram em Passo Fundo à tarde, depois de duas escalas aéreas.
O calor de 28ºC de quarta-feira pegou as adolescentes desprevenidas: elas esperavam conhecer o frio do sul do país.
— Viemos preparadas para nos conectar com o pessoal, mas também para sentir o famoso frio do Rio Grande do Sul. Mas acho que trouxemos o calor do Rio de Janeiro para cá — brincou Maria Luísa.
Famílias de Passo Fundo hospedam novos amigos
No Santuário, as duas conheceram pessoalmente a passo-fundense Isadora Panosso, 14 anos, aluna do nono ano do Notre Dame de Passo Fundo, que irá abrigá-las pelos próximos dias. Além da estudante, mais de 60 famílias da cidade hospedarão os visitantes durante o evento.
— Estamos superanimados. Meus pais estão organizando um churrasco e um chimarrão para receber as gurias hoje, vamos mostrar as maravilhas daqui. Lá em casa, a gente já costuma receber o pessoal porque a minha irmã participava dos encontros, então adoramos fazer isso — disse a estudante.
Preparação do evento
Para viabilizar as rotinas de tantos alunos, o trabalho de organização do evento começa cerca de um ano antes. A partir dos inscritos, a coordenação divide os participantes em 20 equipes, para viabilizar a apresentação de oficinas. Além disso, eles ainda são separados em outros dois grupos, que indicarão os momentos de refeições.
— A gente tenta deixar eles o mais "misturados" possível nessas 20 equipes, um pouquinho de cada Estado, para que eles possam interagir e crescer entre eles — explica um dos coordenadores, Vanderlan Lima.
O 7º Encontro Nacional da Juventude ocorre até sábado (23), com programação no Colégio Notre Dame. Nesta quinta-feira (21), os alunos terão momento de acolhida e espiritualidade, palestra, reuniões, atividades de integração e oficinas.
Na sexta (22), será a vez de atividades de valorização dos laços familiares, peregrinação e, à noite, balada da juventude. No último dia, os visitantes irão até o Parque da Gare para uma celebração eucarística e despedida. Essa é a quinta vez que Passo Fundo sedia o encontro.