De origem americana, a Black Friday se tornou um fenômeno global e se popularizou inclusive com os pequenos empreendedores. Em Passo Fundo, o mês de novembro é um dos mais aguardados do comércio por conta da alta demanda, além da oportunidade estratégica para queimar o estoque e abrir espaço para novas coleções.
Para os micro e pequenos negócios, a Black Friday — neste ano celebrada em 29 de novembro — virou uma oportunidade de angariar novos clientes e potencializar as vendas com produtos abaixo do preço e outros que não estão em promoção.
O gerente executivo do Sindilojas de Passo Fundo, Eduardo Chaves, também aponta benefícios aos clientes, como o contato com o produto, ao contrário da compra online:
— Com a alta demanda, incentivamos que os empresários se preparem para vender mais, oferecendo uma série de orientações para potencializar as vendas e fortalecer o comércio local. Também incentivando os consumidores a priorizar o comércio local para suas compras, como chance de verificar a qualidade e o tamanho dos produtos de forma presencial, além da praticidade em realizar trocas, quando necessário — disse.
Estratégia e organização
Em Passo Fundo, empreendedores se organizam com meses de antecedência para garantir um bom lucro nessa época do ano. Um dos exemplos de planejamento é a loja de acessórios Duás, que costuma ter fila de clientes no dia destinado às promoções.
O sucesso é resultado de estratégias diferentes para loja física e site, como explica uma das sócias, Patrícia de Bairros:
— A gente foi evoluindo a logística e aprendendo com os erros que cometemos. Hoje compramos coleções novas focadas na Black, além de tentar reduzir ao máximo o custo das embalagens, para conseguirmos repassar o menor valor possível ao cliente. E, claro, também aproveitamos pra queimar coleções muito antigas e damos muito desconto.
Há cinco anos no mercado, o negócio também aposta na renovação dos atrativos a cada ano. Nesta edição, além do dia focado para promoções na loja, quem compra pelo site já tem combos de peças promocionais saindo pela metade do preço.
— Todo ano tentamos pensar em algo diferente, mas que também acompanhe o movimento do mercado. Neste ano a ideia foi fazer os combos toda semana, porque percebemos que muitas marcas têm promoção o mês inteiro e a gente, fazendo em um único dia, acabava “ficando para trás” de certa forma — analisa Katherine de Bairros, sócia do empreendimento.
Loja fabrica peças exclusivas para a Black Friday
Há oito anos no mercado, a loja de roupas Rezzumo vê na Black Friday a oportunidade de potencializar as vendas de fim de ano. Além de aproveitar para liquidar coleções antigas, a marca fabrica peças específicas para as promoções:
— Primeiro avaliamos o estoque a partir do clima que fará naqueles últimos dias de novembro, e dependendo do que tivemos, desenvolvemos produtos para isso. A Black é um atrativo maior para os clientes virem até a loja, e se não temos estoque para liquidar, providenciamos — disse a proprietária Carina Prewicvenski de Oliveira.
Outra análise de Carina é o perfil do consumidor: uma vez na loja em busca de promoções, muitos acabam comprando também outros itens que não estavam com preços reduzidos:
— Já existe uma necessidade do mercado no fim do ano, de troca de estação e as festas. Então a Black é um atrativo. Muitos clientes vêm até a loja para buscar as peças remarcadas, e acabam levando algo que não estava na promoção.
Quando é a Black Friday em 2024
Neste ano, a Black Friday é celebrada em 29 de novembro. A data acontece no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos — ou seja, depois da quarta quinta-feira de novembro.