As companhias aéreas Azul, Gol e Latam não devem disponibilizar voos diretos para cidades do litoral durante o verão a partir do Aeroporto de Passo Fundo, como já aconteceu em outros anos.
Questionadas, as três companhias que atendem o terminal da cidade disseram que a medida não está nos planos até o momento.
A Azul, que ofertou a ponte aérea em outros anos, informou que não deve incluir novos destinos com saída de Passo Fundo além do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
A partir dali, os passageiros podem se conectar com outros 68 destinos atendidos pela companhia — o que inclui Florianópolis.
"Como empresa competitiva, a companhia segue atenta ao mercado e avalia constantemente as possibilidades de incremento de sua malha. Porém, no momento, não há previsão de novos voos a partir de Passo Fundo", disse em nota à reportagem.
A Latam, por sua vez, informou que manterá a oferta de 10 voos semanais na rota Passo Fundo-Guarulhos. "Qualquer alteração de oferta de voos será comunicada oportunamente", pontuou.
A Gol confirmou, também em comunicado, que não terá operações entre o interior gaúcho e o litoral catarinense durante a alta temporada. "Neste ano, os voos serão mantidos para São Paulo", afirmou a companhia.
Hoje o Aeroporto de Passo Fundo tem 20 voos semanais — incluindo pousos e decolagens — com destino a Campinas (SP) e Guarulhos (SP).
A malha aérea cresceu em quatro voos em maio, após enchente que atingiu o RS e forçou o fechamento do Aeroporto Salgado Filho. O número seguiu igual mesmo após a reabertura, em outubro.