A reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, não deve afetar o número de voos no terminal de Passo Fundo, no norte gaúcho.
De acordo com as companhias aéreas Azul, Gol e Latam, que realizam pousos e decolagens no Aeroporto Lauro Kortz, a ideia é manter os 20 voos semanais que ligam a cidade a Guarulhos e Campinas, em São Paulo.
Antes da enchente, a média era de 16. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ampliou o número de voos depois que a enchente forçou o fechamento do Salgado Filho, em maio. O terminal voltou a funcionar na última segunda-feira (21), após 170 dias.
A Latam, que hoje é a empresa com mais voos semanais (10), informou que manterá a oferta. O mesmo panorama foi informado pela Azul, que deve continuar com sete voos semanais, e também por parte da Gol, que segue com três voos durante a semana.
As companhias acompanharão a demanda dos próximos meses para avaliar possíveis mudanças na oferta.
Com as enchentes e o fechamento do Salgado Filho, Passo Fundo se tornou a única opção viável para muitos passageiros. Reflexo disso está no número de pessoas que pousaram e decolaram na cidade gaúcha.
Em setembro, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Lauro Kortz teve 13.856 passageiros e 93 decolagens. Enquanto em abril, mês anterior a enchente, foram 9.185 passageiros e 71 decolagens.