À medida em que o fim do ano se aproxima, começam a surgir as tradicionais promoções e liquidações do comércio. Entre as datas mais aguardadas pelos consumidores está a Black Friday, que ocorrerá no próximo dia 24.
No entanto, para que os planos de compras não se transformem em frustação, é preciso ficar atento e seguir algumas dicas básicas na hora de fechar negócio. Além de pesquisar os melhores preços, é fundamental se manter atento para evitar o risco de cair em possíveis golpes.
Segundo o coordenador do Balcão do Consumidor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Franco Scortegagna, os principais casos de golpes nesta época do ano acontecem em compras realizadas pela internet, com episódios de consumidores que acabam não recebendo os produtos.
— O consumidor deve sempre procurar realizar a pesquisa de preço em diversos estabelecimentos para optar pelo desconto mais vantajoso. E sempre desconfiar quando o produto é ofertado por um valor muito inferior ao praticado no comércio local. Evitar clicar em links e banners presentes em redes sociais e e-mail. Além de optar por realizar a compra em sites conhecidos — afirma.
Scortegagna alerta ainda que os consumidores têm direito de exigir que o produto seja vendido exatamente pelo preço e pelas condições anunciadas. O especialista reforça também que o fornecedor não pode condicionar a venda de um produto à compra de outro, pois a prática - também conhecida como "venda casada" - é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
— O consumidor deve sempre verificar se o preço ofertado é o mesmo que está sendo pago (cuidar se existem juros ou acréscimo no caso da compra parcelada), se dentro da compra não foi embutida uma garantia estendida ou um seguro (venda casada) e sempre solicitar a nota fiscal — diz Scortegagna.
Sobre as compras realizadas na internet, o coordenador também destaca a importância de alguns cuidados que devem ser observados pelos clientes.
— Optar por sites confiáveis, verificar se o site tem o domínio, se possui canais de atendimento, se o endereço é https, se possui o cadeado de segurança (na barra de navegação) e sempre verificar se o CNPJ da empresa está ativo junto ao site da Receita Federal, fazendo a verificação da idoneidade da empresa. Isso pode ser realizado através de consulta aos órgãos de proteção do consumidor e canais de reclamação, como o Reclame Aqui, por exemplo.
Atendimentos
Em 2023, o Balcão do Consumidor já realizou 4.830 atendimentos em Passo Fundo e, com a chegada das datas de final de ano, esse número deve aumentar.
— Os casos são semelhantes ao ano passado, porém, neste ano, o número de atendimentos registrado no Balcão do Consumidor deve superar 2022. A internet facilitou muito o acesso do consumidor a diversos sites de compra, porém, o mesmo deve ter cautela, sempre pesquisando a idoneidade da empresa ou do site. Uma ferramenta que está à disposição do consumidor é o site do Reclame Aqui, onde consumidores fazem relatos de experiências com determinados sites de compra — orienta.